10 PASSOS PARA ENTRAR NO SETOR DE ENERGIA SOLAR SEM PERDER DINHEIRO

10 PASSOS PARA ENTRAR E ATUAR NO SETOR DE ENERGIA SOLAR SEM PERDER DINHEIRO

O GUIA ESSENCIAL PARA ENTRAR E ATUAR NO MERCADO DE ENERGIA SOLAR SEM GASTAR R$1,00

HENRIQUE SCHMIDT | CEO e Fundador da Soliens

Você está pensando em entrar no Setor de Energia Solar?

Se a resposta for sim, este guia é para você!

Este guia também é para você que acha que não tem dinheiro para entrar neste mercado, que não tem tempo ou que não é a sua área.

Meu nome é Henrique e eu sou o Fundador e CEO da Soliens e estudo Sistemas Fotovoltaicos desde 2013. Hoje nós temos uma empresa consolidada no mercado com alunos por todo o Brasil. E nós ajudamos principalmente empresários do Mercado de Energia Solar Fotovoltaica que têm dificuldades em Instalar Sistemas Fotovoltaicos e se posicionar no setor com as suas marcas.

A grande maioria dos nossos alunos é formada por ex-alunos de outros cursos de grandes empresas. Essas empresas nem sempre conhecem a realidade dos integradores iniciantes. E acabam influenciando os alunos a investirem valores altos em áreas não essenciais. O que faz com que muitos não consigam atingir um ponto de equilíbrio no mercado.

Estes alunos normalmente ficam frustrados por não conseguirem vender os sistemas, realizar os investimentos corretos com equipamentos ou mesmo instalar um Sistema com tranquilidade.

Então fica a dúvida, como atuar no Setor de Energia Solar no Brasil?

Este artigo foi escrito com o intuito de ajudar você que está interessado neste setor novo. Vamos te entregar informações relevantes para que você possa ter lucro rapidamente e diminuir os seus investimentos. O artigo foi dividido em 10 passos, são eles:

1º Como aprender sobre a Tecnologia de Maneira GRATUITA

2º Como achar os Primeiros clientes sem gastar 1 real?

3º Quais os tipos de Parcerias mais comuns no Mercado?

4º Quais as áreas com mais oportunidades no Setor Solar?

5º Aprender à investir de Maneira Correta (levando em conta o seu caixa disponível)

6º Quais os tipos de cursos que indicados para o SEU Perfil?

7º Entendendo a realidade Brasileira e em que momento estamos agora

8º Convencendo Clientes e eliminando Objeções

9º Como economizar nos Primeiros meses para atingir o Ponto de Equilíbrio?

10º Conclui a minha Primeira Instalação e AGORA?

Neste artigo eu coloquei toda a minha experiência em conselhos e dicas práticas para que qualquer pessoa consiga entrar nesse mercado. Incluindo pessoas que:

  • Não têm dinheiro
  • Não têm experiência
  • Não têm conhecimento
  • Não têm tempo

Basta ter somente o interesse em entrar no inicio de um novo setor, o que é uma baita oportunidade, concorda? E como todos sabemos, certas oportunidades passam e não voltam mais.

Eu gostaria de ter encontrado este artigo quando comecei. Poderia ter economizado bastante dinheiro e eu teria errado muito menos.

O Setor de Energia Solar não é complicado, porém ainda é muito novo e por isso é normal que os empresários e profissionais cometam erros por falta de orientação profissional.

É importante saber que existem 10 passos para se investir corretamente e que é necessário que se respeite a ordem dos passos para se ter sucesso no Setor.

Passo nº 1 – Como aprender sobre a Tecnologia de maneira GRATUITA

(Caso você tenha familiaridade com a tecnologia poderá pular para o Passo Nº 2)

“Não entendo nada de Energia Solar!”

Ok, assim como todos que iniciaram no Setor, poucas pessoas conheciam a tecnologia fotovoltaica até algum tempo atrás, pois o seu uso residencial e comercial era quase inviável, com exceção de aplicações em áreas remotas.

Hoje a realidade é completamente diferente e atingimos um ponto onde em várias situações a Energia Fotovoltaica é mais barata que a vendida pelas distribuidoras de energia. Principalmente a Energia Fotovoltaica On-Grid (conectada à rede) que não exige bancos de baterias, pois usa a própria rede da distribuidora para armazenar a energia gerada (sistema de créditos energéticos).

“Mas eu não entendo nada de elétrica, não sou técnico e nem engenheiro.”
Não tem problema, para você que não conhece a tecnologia nós criamos um dos mais completos E-Books GRATUITOS do mercado e eu vou disponibilizar ele para você aqui neste link:

curso gratuito de energia solar fotovoltaica Soliens

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O E-BOOK GRATUITO (+DE 50.000 DOWNLOADS)

Você aprenderá sobre:
  • Origem e linha histórica, efeito fotovoltaico, tipos de energia solar, irradiação solar;
  • Como são fabricadas as células e painéis (módulos), quais são os Componentes de um Sistema e como ocorre a sua instalação;
  • Outros tipos de Sistemas e Futuro da Tecnologia;
  • Dimensionamento destes Sistemas, incluindo fatores como sombreamento e sujeira, altitude, azimute, horas de sol pico, além de exemplos de contas de luz e mais;
  • Detalhes sobre a instalação, equipamentos, proteções, normas e certificações;
  • E muito material sobre vendas, marketing e constituição de uma empresa no Setor.

Não é necessário ler tudo para começar, basta que você utilize o E-book para tirar as suas dúvidas e consultá-lo quando necessário.

Apesar do E-BOOK ter 190 páginas, ele não substitui de maneira nenhuma um curso na área e somente serve como introdução à Tecnologia.

Caso você queira um material mais objetivo, nós desenvolvemos o MANUAL RÁPIDO DO INSTALADOR SOLAR.
(ESTE É UM E-BOOK INTRODUTÓRIO E INCLUI SOMENTE UM ROTEIRO RÁPIDO SOBRE COMO ENTRAR PARA O SETOR SOLAR)

Agora que você entende os conceitos principais e sabe como funciona a tecnologia nós podemos passar para o Passo Nº 2.

Passo nº 2 – Como achar os Primeiros clientes sem gastar 1 real

Este passo é mais direcionado para Autônomos e Empresários, mas eu sugiro a leitura para você que quer trabalhar no setor pois poderá te dar uma visão mais abrangente de mercado e dos clientes nele contidos

Eu diria que para começar, é necessário investir um pouco do seu tempo e muito do seu foco –pelo menos uma hora de estudo diário ou algumas horas no fim de semana, sem distrações. O primeiro passo sem dúvidas é muito importante, não é recomendável que você entre em um mercado – seja qual for – antes de entender quais são os conceitos básicos da Tecnologia envolvida, no nosso caso a Tecnologia Fotovoltaica.

Para começar sem custos é necessário achar pessoas que se interessem em Instalar um Sistema Fotovoltaico. Se você começar pelos interessados, não será necessário investir nada. É muito comum encontrar empresários dentro do Setor Solar que investem fortunas de inicio sem ter uma carteira de clientes ou sem ter feito uma prospecção de interessados, ou se quer uma pesquisa de mercado.

O que nós indicamos é que você faça com que os seus clientes paguem pelos investimentos necessários – obviamente por meio do lucro da venda.

Mas vamos com calma.

Primeiro é necessário trabalhar com o sucesso deste possível cliente em mente. Talvez o ponto crucial aqui seja entender realmente a necessidade deste cliente. Só existe uma maneira de isso acontecer: escutando-o.

Ponto chave: Escute o seu cliente e entenda a sua necessidade.

Em sua maioria os clientes se dividem em comércios e residências, são neles que existem as maiores oportunidades do Mercado de Energia Solar no Brasil. Sugiro fortemente que você concentre as suas ações de prospecção neles, ambos formam mais de 95% dos consumidores de Energia Solar do país. De acordo com dados da própria ANEEL.

“Mas como é possível oferecer um Sistema Fotovoltaico se eu não tenho equipamentos e nem o conhecimento necessário?”

Isso pode ser resolvido de várias formas diferentes.

É possível fazer cursos que te habilitam em menos de 30 dias para Dimensionar e Instalar Sistemas Fotovoltaicos (dependendo diretamente do seu empenho e disponibilidade), mesmo que você não seja eletricista e nem engenheiro.

Hoje é possível terceirizar ambos dentro dos custos do projeto. E sim, é bom frisar que eles são necessários, pois o projeto tem que ser assinado por um engenheiro eletricista, por um engenheiro de energia ou, em alguns casos, pelo eletrotécnico. E é indispensável a presença de um eletrotécnico ou eletricista experiente no local da Instalação. Além da necessidade de seguir normas e orientações de segurança (falaremos mais adiante sobre elas).

Agora, vamos lhe mostrar 3 maneiras de se investir no mercado, que você verá apresentadas a seguir como Empresário Iniciante, Intermediário e Avançado:

Empresário Iniciante

Se você já tem clientes em outras áreas e deseja expandir o seus negócios para o Setor Solar, existe a oportunidade de entrar no Setor aos poucos, fazendo cursos na área, aprendendo a tecnologia e começando a oferecer aos seus clientes.

E após verificar que algum deles tem um real interesse em fechar um projeto com você, é possível realizar uma parceria com alguma empresa do Setor como dito anteriormente e aprender em conjunto com ela. Sem grandes riscos.

Caso você não tenha clientes, ofereça para os amigos, para a família e pessoas do seu círculo que possam se interessar em economizar energia ou que já tenham mostrado interesse na tecnologia. E aos poucos vá expandindo para outros círculos.

Se você não achar ninguém, não desista. Aproveite o seu tempo livre e continue buscando novos interessados. Existe uma regra dentro do mercado que diz que a cada 100 interessados 1 irá fechar um negócio com você.

Ou seja, procure os 100 interessados e aproveite que você não tem custos ainda, procure os NÃOs de forma rápida e eu lhe garanto que em algum momento você irá achar o SIM para seguir em frente.

Muitas pessoas estão extremamente insatisfeitas com os aumentos abusivos nos custos de energia e já estão procurando formas de economizar. A Energia Fotovoltaica pode gerar economias de até 98%. A tecnologia está presente com cada vez mais força na mídia, o que pode facilitar e muito o fechamento dos seus negócios.

E a tendência é que a Tecnologia Fotovoltaica fique cada vez mais comum e os custos com as distribuidoras de energia cada vez mais elevados. É um movimento irreversível em todo o mundo, que apenas começou aqui.

Investimento inicial

Eu poderia dizer que é zero. Já que vai demandar apenas o seu tempo de procurar os interessados, até achar o cliente potencial. Na dúvida faça uma parceria no primeiro projeto, pois os custos serão arcados pela empresa parceira, e pelo próprio cliente.

Alguns investimentos podem ser realizados após o fechamento do primeiro projeto. Nossa recomendação é que sua educação venha sempre em primeiro lugar. São eles:
  • Cursos na área, bons cursos podem ser encontrados entre R$1.500,00 e R$3.000,00. E te darão o conhecimento para Dimensionar e Instalar um Sistema Fotovoltaico. Além de lhe ajudarem bastante nas negociações.
  • Pequenos investimentos na sua marca, como logo, site, cartões e panfletos que podem ficar entre R$500,00 e R$3.000,00 dependendo da qualidade (opcional no início).
  • Equipamentos básicos para a Instalação dos Sistemas que podem ficar entre R$1.000,00 e R$3.000,00 (opcional, pois você tem a opção de utilizar uma empresa parceira)

Empresário Intermediário

Para os que desejam entrar no Setor e obter resultados mais rápidos. Normalmente o empresário resolve começar com uma presença mais forte, seja com clientes de outros setores, seja com a prospecção de novos clientes.

Normalmente é caracterizado pelo empresário que abre uma empresa ou cria uma equipe para atender a instalação de sistemas (seja ele autônomo ou não). 

Investimento inicial

  • Todos os investimentos descritos no Empresário Iniciante
  • Contratação ou terceirização de um Engenheiro Eletricista (ou Engenheiro de Energia) e um Eletrotécnico (é possível realizar um projeto pequeno com apenas dois membros, mas um time de três é o recomendado). Custos de terceirização do engenheiro podem ficar entre R$300,00 e R$1.500,00 para o projeto, e os custos com o técnico ou eletricista ficam entre R$150,00 e R$250,00 por dia (um sistema pequeno pode ser instalado entre 3 e 5 dias). Caso o interesse seja contratar os custos mensais podem ficar entre R$1.500,00 e R$5.000,00. Minha sugestão é a contratação dos profissionais no caso de uma demanda recorrente entre 2 ou 3 sistemas mensais.
  • Equipamentos mais caros, como por exemplo, furadeiras de alto impacto e escadas, além de outros equipamentos que eu descreverei mais a frente. Investimentos entre R$1.000,00 e R$3.000,00.

Empresário Avançado

mercado de energia solar no brasil

Nesta modalidade o Empresário resolve entrar com força total no Setor e realizar um investimento com equipe, equipamentos, veículos, escritório, etc. Tudo que uma empresa de engenharia por exemplo, necessitaria.

*Eu pessoalmente não recomendo esta modalidade para aqueles que não possuem uma carta de clientes. Pois é importante reduzir o custo inicial para que não seja gerado prejuízo na falta de prospectos e interessados, principalmente porque o setor é novo e a instalação da tecnologia residencial também é uma novidade. Um dos motivos pelos quais este mercado é tão promissor.

Investimento Inicial

  • Todos os investimentos realizados nas categorias Empresário Iniciante e Intermediário.
  • Veículo(s) para atendimento, Van ou mini caminhão para entrega dos sistemas (caso o interesse seja de fornecer os equipamentos).
  • Além de custos como aluguel de escritório, móveis, custos mensais, etc.

Passo nº 3 Quais os tipos de Parcerias mais comuns no Mercado?

Tenho um cliente interessado! E agora?

Se você já passou pelos passos anteriores, os próximos passos serão mais fáceis. É necessário procurar uma empresa parceira para te auxiliar na instalação, caso você não se sinta completamente seguro, e trabalhar das seguintes formas:

Venda por Comissão

Aqui você apenas faz a negociação do sistema e as estimativas iniciais. A venda final é realizada pela parceira escolhida e você recebe uma comissão pela venda, que varia de empresa para empresa.

Venda do Sistema

Você realiza a venda e terceiriza os serviços de Dimensionamento e Instalação, mas se responsabiliza pelo contato com a concessionária de energia e todas as burocracias do processo. Além de entregar o Sistema junto ao cliente no final da Instalação.

Instalação e Dimensionamento do Sistema

Você poderá apenas Dimensionar e Instalar os Sistemas Fotovoltaicos e deixas as vendas nas mãos de parceiros ou empresas. Cobrando pelo valor de ambos, que pode incluir ou não a burocracia junto a distribuidora de energia.

Venda Completa

Você poderá vender e realizar todas as etapas anteriores (não recomendo na primeira instalação). Obviamente aqui o lucro é maior, assim como a responsabilidade, pois você deverá dar a garantia de todo o serviço.

Está na hora de selecionar os seus fornecedores e conseguir bons preços para aumentar a sua margem de lucro.

É comum que nos primeiros Sistemas, as empresas de Energia Fotovoltaica cobrem preços mais baixos, para que os projetos possam ser incluídos no portfólio da empresa. Gerando mais confiança para as vendas futuras. Além de ser uma oportunidade de cometer pequenos erros junto a concessionária, desde que todo o processo seja transparente para com os seus clientes e não acarretem prejuízos (o que pode sujar a sua imagem).

Instalação de Painéis Fotovoltaicos para sistema de energia fotovoltaica

Passo nº 4 – Quais as áreas com mais oportunidades no Mercado Solar

Seu objetivo é seguir Carreira? Você quer saber quais são as oportunidades do mercado, certo?
E para você empresário é importante entender quais são elas.

Se o objetivo for seguir carreira no Setor de Energia Solar Fotovoltaica você terá algumas opções dentro de áreas específicas, como por exemplo:

Projetista (Designer) de Sistemas Fotovoltaicos

Posição muito procurada pelas empresas no setor, principalmente pelas diversas variantes que tem que ser levadas em conta ao projetar um Sistema Fotovoltaico. Não é difícil, mas é necessário conhecimento em energia solar, que pode ser adquirido através de cursos disponíveis no mercado.

Instalador de Sistemas Fotovoltaicos

Outro profissional extremamente raro neste inicio de setor. É importante que o instalador saiba como trabalhar em telhado e seguir as normas adequadas tanto na parte elétrica, quanto na mecânica. Em algumas empresas esta função é dividida entre Instalador Elétrico (conexão do inversor com a residência) e Instalador Mecânico (instalação dos painéis/módulos fotovoltaicos no telhado).

Vendedor

No Brasil hoje, são raros os vendedores especialistas na venda de Sistemas Fotovoltaicos, a posição exige um certo conhecimento da área para que se possa entender de maneira eficiente as necessidades dos clientes. É necessário que o vendedor consiga gerar orçamentos e pré-projetos de maneira rápida e correta.

Existem diversas outras oportunidades mas a grande maioria se concentra dentro destas 3.

E é claro, existe também a chance de empreender no Setor, que representa uma oportunidade única já que o mercado apenas começou no Brasil.

Apenas no primeiro semestre de 2017 o número de instalações dobrou (cerca de 14.000 instalações, contra 6.000 acumuladas em 2016).

Passo nº 5 – Aprender a investir de Maneira Correta, levando em conta o  caixa disponível.

Já falamos um pouco sobre como investir no Setor. Agora vamos detalhar exatamente quais serão os investimentos necessários para realizar o Dimensionamento e a Instalação dos Sistemas Fotovoltaicos*.

*Todos os indivíduos que trabalham em serviços de instalação de sistemas fotovoltaicos devem estar familiarizados com as normas estabelecidas pela NR-10 e da NR-35. As normas da ABNT exigem que os empregadores forneçam um ambiente de trabalho seguro e saudável livre de perigos.

Como eu disse anteriormente, nós sugerimos que você faça uma parceria nas suas primeiras instalações, mas caso o intuito seja começar instalando, vamos detalhar alguns investimentos básicos.

Nós dividimos os investimentos em Equipamentos e Ferramentas. Você poderá investir de acordo com a demanda e com os tamanhos dos sistemas que você instalará:

equipamentos de proteção coletiva (epcs) para energia solar fotovoltaica

O kit será composto por Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de acordo com as normas vigentes.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

  • Vestuário de Proteção – Uniforme de Proteção, Calçado, Capacete, Óculos de Proteção (escuro para o telhado e transparente para os ambientes interiores), Máscara para respiração, Máscara de proteção para o rosto, ventais ou outras peças de vestuário destinadas a proteger os trabalhadores, Luvas de segurança, Protetores Auriculares ou Abafadores,
  • Cinto tipo paraquedista e Talabarte em Y
  • Protetor Solar e Repelente

Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)

  • Extintor de Incêndio
  • Delimitador de Área
  • Linha de vida
  • Cadeado de Bloqueio
  • Placas de Sinalização
  • Cones
  • Faixas de Segurança

equipamentos de proteção individual (epis) para energia solar fotovoltaica

O valor do investimento em Equipamentos de Segurança poderá iniciar a partir de R$250,00.

Além das seguintes ferramentas básicas:

  • Alicate decapador, alicate para prensar terminais elétricos, alicate para prensar conector RJ-45 (caso a conexão com o inversor seja via cabo), alicate para prensar terminal MC-4, alicates de corte, alicates de ponta e alicates universais
  • Chaves de fenda, chaves philips, chaves torque, chaves de boca, chaves para conector MC-4
  • Martelo, rebitador, estiletes (lâminas de corte), serra de arco, passa-fio, lanterna, trena, nível, fita isolante, linha de pedreiro
  • Parafusadeira, furadeira de alto impacto com martelete, detector de cano, serra multi-corte, multímetro, detectores de fase
  • Escada, tábuas (ou passarelas de alumínio)

ferramentas para instalação de um sistema solar fotovoltaico

O valor do investimento em Ferramentas para a Instalação de um Sistema básico poderá começar a partir de R$1.650,00.
Quer saber mais informações detalhadas sobre investimentos? Assista a nossa Aula sobre Investimentos no Setor em:

Investimentos para entrar no setor de energia solar no Brasil

Quanto custa para entrar no Setor Solar?

Nosso E-BOOK GRATUITO também contém informações sobre investimentos:

curso gratuito energia solar

Clique aqui para acessar nosso E-Book gratuito com mais de 190 páginas sobre a Tecnologia Fotovoltaica

Passo nº 6 – Quais os tipos de Cursos indicados para o SEU Perfil?

Agora que você definiu como vai entrar no Setor é hora de escolher um curso ou treinamento que te ensine como dominar a tecnologia para um dimensionamento ou instalação profissional.

Existem diversos treinamentos e cursos no mercado. Em sua grande maioria os cursos são oferecidos de forma presencial, semi-presencial (algumas aulas online) e 100% online (todo o conteúdo é apresentado na internet).

Cursos Presenciais

equipe de instalação de sistema fotovoltaico soliens

Existem diversos cursos presenciais no mercado, mas apenas alguns realmente entregam o que prometem. E normalmente estes cursos estão concentrados na região Sudeste. São poucos os cursos no Norte, Nordeste, e Sul do país. Você terá algumas aulas de Dimensionamento dos Sistemas e aulas de Instalação Mecânica e Elétrica. Infelizmente estes cursos duram poucos dias e são poucas as pessoas que conseguem assimilar todo o conhecimento em tão pouco tempo. Para essa necessidade foram desenvolvidos os cursos Semi-Presenciais.

Investimento inicial

Vai depender da sua localidade, mas os valores podem ser elevados ao colocar o custo de transporte (muitas vezes transporte aéreo), custos de estadia, alimentação, locomoção dentro da cidade, além de outros imprevistos e claro o valor do próprio curso. Somados os valores ficam entre R$2.500,00 e R$5.000,00.

Vantagens

A principal vantagem do curso presencial de energia fotovoltaica é que se pode observar de perto como são instalados os módulos e a parte elétrica. Além de interagir com os professores e alunos e conseguir algumas dicas extras.

Desvantagens

A maioria dos cursos têm turmas muito grandes, o que impossibilita que todos os alunos participem da instalação prática e somente observem o processo. O que pode provocar inúmeras dúvidas ao realizar a instalação.

Outra grande desvantagem é que pode existir um intervalo grande entre a sua primeira instalação e o curso, o que pode gerar dúvidas no local. E se essas dúvidas surgirem não existe ninguém que possa te ajudar nessa situação.

E talvez a maior desvantagem sejam os elevados custos de transporte, que com certeza encarecem bastante o treinamento (dependendo da região que você mora).

Cursos Semi-Presenciais

empresa de energia solar fotovoltaica em minas gerais bh

Esta modalidade resolve o problema de parte da teoria, como por exemplo o Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico que pode conter inúmeras variáveis e deve ser estudado com calma. Basicamente estes cursos são divididos em:

Online

Com conteúdos como Introdução a Tecnologia Fotovoltaica, Dimensionamento do Sistema Fotovoltaico, além de algumas dicas de Instalação.

Presencial

Parte prática da Instalação com uma visão geral da Instalação Mecânica e da Instalação Elétrica.

Investimento inicial

Estes cursos geralmente tem custos semelhantes aos cursos Presenciais, pois é necessário investir em um curso online e também no curso presencial. Por serem cursos complementares o custo total pode ultrapassar os custos do Curso Presencial. Bons cursos no mercado podem custar até R$5.000,00 (incluindo os custos de transporte, estadia e alimentação).

Vantagens

Na modalidade semi-presencial a grande vantagem é que você alia as facilidades e vantagens de ambos os cursos, online e presencial. É possível checar os conteúdos teóricos sempre que necessário e normalmente é possível ter um registro de parte das aulas presenciais para consulta posterior.

Desvantagens

Como no curso presencial existem algumas desvantagens aqui. Principalmente no que se refere a custos de treinamento, que podem facilmente ultrapassar os custos do cursos presenciais (se todos os cursos necessários forem somados).

Outra desvantagem é que o material online normalmente cobre apenas a parte teórica, o que infelizmente não cobre a parte prática da instalação (que é fundamental, concorda?), gerando dúvidas e uma certa insegurança nos mais inexperientes na hora de instalar o sistema.

Outro problema comum destes cursos é que algumas empresas (empresas grandes) não entregam todos os segredos da instalação e no final oferecem um sistema de parceria, que invariavelmente a grande maioria aceita. Que traz grandes vantagens para as empresas e poucas vantagens para o Integrador.

Cursos Online

instalação de sistema de energia fotovoltaica
O mercado de cursos online mudou radicalmente nos últimos anos e hoje é possível ver um crescimento exponencial na quantidade de cursos (inclusive superiores, cursos EAD) feitos pela internet, é uma tendência forte para os próximos anos, principalmente por conta das facilidades geradas, que veio para ficar.

No Brasil, como no resto do mundo, as soluções 100% online nem sempre são de boa qualidade. Esta premissa é válida também no mercado fotovoltaico. Existem cursos oferecidos com materiais de baixa qualidade (conteúdo, filmagem, metodologia) e outros cursos com uma qualidade melhor.

Investimento inicial

Os cursos Online ganham no quesito preço, por serem produtos digitais podem ser estudados no seu computador, o que facilita e muito o aprendizado, já que o material pode ser consultado sempre que necessário. Os custos variam entre R$500,00 (cursos de baixa qualidade) e podem chegar a R$2.500,00.

Vantagens

A vantagem indiscutível é que o aluno poderá verificar o conteúdo sempre que necessário, para consulta tanto dos estudos de Introdução à Tecnologia, quanto para o Dimensionamento e a Instalação dos Sistemas. Não existe custo de transporte, alimentação, e outro encargos inesperados. Além da grande facilidade gerada pela Internet, que possibilita que você possa abrir o seu curso em qualquer local ou horário.

Desvantagens

As desvantagens vão variar diretamente na qualidade do curso. Existem cursos que são extremamente superficiais e que podem lhe gerar mais dúvidas do que certezas e existem cursos completos que possuem todo o conteúdo necessário para realizar todas as etapas da venda à entrega do Sistema de Energia Solar Fotovoltaico.

A principal desvantagem da maioria dos cursos é a de que o aluno não poderá consultar a instalação completa do Sistema, em cada uma de suas fases, tanto na parte Elétrica como Mecânica da montagem do Sistema Fotovoltaico.

Instalação elétrica de string box para sistema de energia fotovoltaica

Instalação elétrica em primeira pessoa

Com base nas vantagens e desvantagens dos cursos onlines a Soliens resolveu criar um dos melhores cursos do mundo (100% online) reunindo o melhor e mais completo conteúdo já vendido no mercado, a Soliens Virtual Academy. E para resolver o problema da instalação presencial dos sistemas nós desenvolvemos uma metodologia única: Todo o processo é filmado em primeira pessoa (do ponto de vista do instalador, passo a passo) e inclui todas as minúcias do Setor Fotovoltaico ON-GRID (conectado à rede, que corresponde a 99% do mercado):

Especialista Fotovoltaico

  • Introdução a Tecnologia
  • Dimensionamento dos Sistemas de Energia Solar
  • Instalação do Sistema Fotovoltaico
  • Vendas
  • Marketing
  • Empresarial

Além de oferecer cursos específicos para cada área. Verifique a disponibilidade de turmas em: www.soliens.com.br/cursos-e-treinamentos

Instalação mecânica de painéis para sistema de energia fotovoltaica
Instalação mecânica em primeira pessoa
90% dos nossos alunos são ex-alunos de outros cursos. Descubra porque o nosso curso é o melhor do mercado.

Passo nº 7 Entendendo a realidade Brasileira e em que momento estamos agora

É importante entender exatamente as resoluções da ANEEL (RN 482 e RN 687) e as condições impostas pela sua distribuidora (que são pequenas, mas podem variar de uma para a outra).

São normalmente estas pequenas minúcias que reprovam os nossos primeiros projetos. É importante entender as condições impostas e seguir cada uma delas.

Além de seguir todas as normas técnicas (ABNT NBR) e as normas que regulam trabalho com eletricidade (NR 10) e altura (NR 35).

Entenda um pouco do momento que vivemos neste artigo abaixo:

o futuro da energia solar no brasil

O futuro da Energia Solar no Brasil

Atualmente  a venda de sistemas fotovoltaicos pode ser muito lucrativa, por exemplo na venda de um Sistema de 2,5 kWp (suficiente para fornecer energia para uma casa de 3 pessoas) os lucros podem variar entre R$4.000,00 e R$10.000,00 (dependendo da sua concorrência e da região em que você está localizado).

Os lucros também podem aumentar muito de acordo com o tamanho dos Sistemas, como por exemplo um sistema instalado em um galpão  industrial ou super-mercado, que podem chegar facilmente a lucros entre R$20.000,00 e R$40.000,00, em uma instalação que pode ser realizada entre uma e duas semanas.

Qual será o seu público ideal?

É importante saber que neste momento o investimento é um pouco elevado para as classes mais baixas, mas isso também mudará quando a massificação da tecnologia no Brasil ocorrer (como está acontecendo em outros países). Neste momento os clientes podem ser encontrados em sua maioria dentro das classes média e alta.

É necessário ter em mente qual será o seu objetivo dentro dos seus clientes potenciais para que você possa oferecer sistemas que entregam os resultados esperados por eles. E obviamente entender como se comunicar com eles ao oferecer um Sistema Fotovoltaico.

quanto custa um sistema fotovoltaico no brasil hoje?

Passo nº 8 Convencendo Clientes e eliminando Objeções

Segundo Eric Layton, uma das referências mundiais em energia solar, dos sete erros mais comuns cometidos por quem vende energia fotovoltaica, o número 1 é não entrar em contato com interessados rápido o suficiente.

O interesse em solar residencial é muito volátil. Geralmente é desencadeado por um evento: Choque com a conta de luz; Anúncio na televisão, ou no jornal; uma referência de um amigo, etc.  Porém o interesse cai proporcionalmente ao tempo que passou entre o evento e o primeiro contato.

A maioria das empresas leva em média um dia após o primeiro contato do interessado (cliente potencial) para dar inicio a negociação, algumas deixam passar vários dias para entrar em contato. Como resultado, muitos clientes potenciais são perdidos antes de que seja fornecida sequer uma cotação inicial.

Os clientes irão invariavelmente ter percepções diferentes sobre a energia solar. Muitos deles desviando longe da realidade. É importante que você aborde o interesse dos clientes em em Energia Solar, bem como as suas preocupações.

Opção é geralmente uma coisa boa. Por isso você está fazendo um favor aos clientes, dando mais opções? Não necessariamente. Opções podem ser esmagadoras, especialmente quando o cliente não sabe sobre Energia Solar ou é apenas um pouco interessado. Infelizmente isso é o caso com a maioria. A mudança para solar pode ser intimidante. As vezes mais opções podem significar algo a mais para dar errado.

Dê poucas opções!

Outro problema comum é perder o contato com os interessados. Não é possível testar um sistema solar antes de comprar. O investimento inicial pode assustar. Portanto, conforme dito no item anterior. Mantenha contato com seus clientes. Eles são sua melhor ferramenta de marketing. Faça entrevistas, depoimentos, e o que mais seu cliente se sentir confortável. Utilize este material em todas as suas mídias sociais, bem como no seu website.

E é importante frisar, não desista cedo demais. Este é outro erro que poder ser evitado. Dê um tempo para ele pensar, e de acordo com o interesse dele, entre em contato depois de algum tempo.

Vamos falar sobre algumas objeções comuns?

Muitas objeções vão surgir. O segredo é encarar a objeção não como rejeição, mas como um pedido por mais informações. Como uma partida de boxe, determinação dita o ritmo aqui, encare a objeção como um soco, não é o fim da luta. Vai ter um dia que vamos passar pela maioria das objeções, e vamos saber como esquivar da maioria rapidamente.

Objeção 1

“Não temos dinheiro para colocar energia solar.”

Resposta: E vocês tem dinheiro para ficar sem energia solar? O dinheiro pago para a distribuidora é jogado fora. O dinheiro investido num sistema fotovoltáico volta para você em pouco tempo. Hoje os maiores bancos já começaram a financiar sistemas fotovoltaicos. Existem também inúmeros consórcios no mercado. É muito melhor investir em alguma coisa que você tem, do que investir na Distribuidora, que não vai devolver o seu dinheiro. (Antes de responder isto, o ideal é saber exatamente quais são os financiamentos e quais são os consórcios que você vai trabalhar.)

Objeção 2

“Os preços de energia solar estão muito caros, vamos esperar o preço cair.”

Resposta: Concordo que o preço dos equipamentos tende a cair com o tempo, porém não muito. Já chegamos num ponto onde a queda de preço de um sistema fotovoltaico ao longo do tempo. É menor do que a economia gerada pelo sistema no mesmo tempo.

Objeção 3 

“Nos disseram que nosso telhado não aguentaria a estrutura dos painéis solares.”

Resposta: O fato é que os painéis pesam em média menos de 10kg por m². Muito menos que um homem de 70kg andando sobre o seu telhado. Os painéis são construídos com armação de alumínio, bem mais leves do que a alguns anos atrás. E a intervenção no telhado é mínima.

Os painéis também podem ser instalados no chão, em qualquer propriedade que não tenha sombra. Nós podemos olhar esta solução também!

Objeção 4 

“Acho que dessa vez vamos passar. Agradeço.”

Resposta: Eu entendo, por exemplo se você paga R$300,00 hoje, com aumento médio de 10% ao ano, que foi o aumento dos últimos anos, vai acabar pagando R$1.235,00 daqui a 15 anos, 4x mais pelo mesmo consumo. Esta é uma estimativa conservadora. Sem contar as bandeiras vermelhas e amarelas por falta de energia.

Não entrar no setor agora, poderia ser um grande arrependimento no futuro, caso alguns incentivos sejam retirados, você poderia pagar até 30% a mais no futuro pelo mesmo sistema de hoje.

Com energia solar, você não vai ter aumentos daqui para a frente.

Objeção 5

“Se gerar energia em casa faz tanto sentido, porquê nenhum dos meus vizinhos possui gerador?”

Resposta: O sistema é completamente silencioso, e a aparência externa é quase a mesma das placas de aquecimento solar, portanto pode ser confundido. Além disso, a atual regulamentação da geração distribuída passou a valer apenas em março de 2016. É inclusive uma das melhores do mundo neste setor.

– Sim, o Brasil também acerta de vez em quando. Além de te permitir o sistema de créditos energéticos, a legislação permite que vários imóveis em locais distintos, consumam a energia gerada em apenas um local. Por exemplo, a energia consumida no escritório da SOLIENS, em Nova Lima, é gerada em Tiradentes.

Passo nº 9 – Como economizar nos seus Primeiros meses para atingir o Ponto de Equilíbrio

Como vimos, existem inúmeras maneiras de investir. É importante que você crie um plano de negócios e entenda profundamente quais são os seus possíveis clientes interessados na sua região e adeque a sua estratégia.

Recomendo aqui o Software do Sebrae para realizar os seus planos de negócio, para que você possa saber exatamente quais serão os seus custos mensais e quantos sistemas você terá que vender mensalmente:

Software Plano de Negócio 3.0

Como elaborar um plano de negócio

Existem diversas outras ferramentas no mercado, inclusive ferramentas pagas. Eu sugiro a do Sebrae pois é completa e gratuita.

Através do Plano de Negócios você irá entender exatamente o quanto poderá investir e quanto deverá ser a sua demanda mensal para sustentar os seus custos. Para isso é necessário realizar uma Pesquisa de Mercado.

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve

Aprenda a fazer uma pesquisa de mercado

Essa pesquisa pode ser feita entrevistando alguns comerciantes da região, além de pessoas que gostariam de economizar nas suas contas de luz (clientes residenciais).

Seguindo o Passo nº 2 você saberá exatamente como investir e economizar nos primeiros meses (normalmente os meses mais difíceis de qualquer empresa).

O segredo para se manter nesta fase são as parcerias com empresas na área, que poderão te ensinar as minúcias do mercado, além de reduzir os seus custos.

Passo nº 10 Conclui a minha primeira Instalação e agora?

O sistema foi instalado? Meus parabéns!

Agora é necessário que a distribuidora vistorie o local e aprove a instalação. Agora é possível gerar créditos energéticos que poderão ser usados em locais remotos, como outras residências ou comércios (dentro de uma mesma área de cobertura). Além de outras modalidades como Condomínios Solares, etc.

o sistema de energia solar fotovoltaico vale a pena?

Após a instalação ser aprovada, o seu cliente já começará a gerar créditos energéticos que poderão ser acumulados por um prazo de até 5 anos (a partir de cada mês de geração). E aqui você poderá incluir ou não outros serviços, como por exemplo:

Manutenção do Sistema Fotovoltaico

Basicamente a limpeza das placas e a retirada de resíduos orgânicos como folhas e poeira. Procedimento muito simples que deverá ser realizado entre 3 meses e 1 ano (dependendo diretamente do ângulo do telhado em que as placas foram instaladas, quanto maior a inclinação menor a manutenção).

Monitoramento do Sistema

Você poderá incluir o monitoramento do Sistema (prática muito comum), além de fornecer o acesso ao monitoramento também para o seu cliente. É interessante observar os sistemas diariamente e entrar em contato com os seus clientes periodicamente.

Upgrade (aumento) do Sistema

Dependendo da instalação será possível adicionar algumas placas no futuro, o que poderá aumentar a geração. Para realizar isso será necessário fazer um estudo antes da instalação, para que não ocorram problemas como falta de espaço no telhado ou sobrecarga do inversor (cérebro do sistema que inverte a corrente contínua das placas em corrente alternada usada na residência).

Manter uma boa relação com os seus clientes é fundamental, pois eles serão seus melhores agentes de propaganda e poderão mostrar o Sistema Fotovoltaico para amigos e conhecidos, além dos seus futuros clientes que gostarão de ver o Sistema em funcionamento para sanar dúvidas e acompanhar a geração.

Para nós da Soliens, o Pós-Venda é uma das partes mais importantes (eu diria crítica), sempre acompanhamos o sucesso dos nossos clientes, seja na geração de energia, como também na entrada no mercado dos nossos integradores e alunos.

Em todos os passos anteriores a Soliens realiza um processo chamado de melhoria contínua, o que quer dizer isso? A cada processo repetido nós identificamos falhas e possíveis melhorias que poderão ser executadas.

Nada mais é do que realizar as etapas anteriores com excelência crescente e sempre com o cliente o sucesso dos nossos clientes em mente.

OBRIGADO! ESPERO QUE EU TENHA ESCLARECIDO ALGUMAS DAS SUAS DÚVIDAS E POSSA TER CONTRIBUÍDO COM BOAS DICAS!

Agora temos a possibilidade de ajudar juntos a melhorar o Brasil e consequentemente o mundo, para um futuro melhor para os nossos filhos e netos. Além de possibilitar a vantagem de começarmos em um mercado novo, bem no seu início. Oportunidade bem rara, não é mesmo?

Tem alguma dúvida? Me mande um e-mail em atendimento@soliens.com.br para que eu e minha equipe possamos te ajudar!