Aprenda sobre o uso de Energia Solar para carros elétricos!

Atualmente já é possível identificar mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, como por exemplo o calor excessivo nas grandes metrópoles, secas no campo, etc. Por isso, é muito importante encontrar maneiras de reduzir o impacto causado diariamente na natureza.

Nós já conhecemos a energia solar como uma alternativa para produzir energia elétricos com baixos impactos ao meio ambiente. No entanto, outra tecnologia sustentável vem ganhando espaço no mercado: os carros elétricos.

Segundo o último levantamento realizado pela Agência Internacional de Energia, a frota de veículos elétricos no ano de 2018 alcançou a marca de 2 milhões. Com isso, as tecnologias presentes nos carros elétricos são cada vez mais otimizadas, onde já é possível encontrar veículos elétricos movidos a energia fotovoltaica.

E foi pensando em te deixar por dentro dessa novidade, que elaboramos o artigo de hoje: aprenda sobre energia solar para carros elétricos. Continue acompanhando!

energia solar para carros elétricos

Estação de Energia Solar para Recarga de Carro Elétrico em São Paulo
Foto: Divulgação

Carros elétricos no Brasil

Por enquanto o cenário brasileiro ainda para os carros elétricos está apenas começando, sendo que a BMW  tem sido pioneira em investimento nessa iniciativa no Brasil. A renomada montadora de veículos instalou postos de abastecimento de veículos elétricos na rodovia Dutra que liga as duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro).

A grande maioria dos postos de abastecimento públicos estão localizados em shopping centers e complexos empresariais nas grandes cidades.

Utilizar a energia fotovoltaica para carregar os carros elétricos é uma maneira viável de economizar os gastos com combustível. Por meio de um gerador próprio de energia elétrica, o custo do Watt da concessionária sai em média R$ 0,24 centavos. Com isso, o abastecimento completo de um veículo elétrico pode custar apenas R$3.

Para analisar corretamente o mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos divulgou alguns números. Como por exemplo, um aumento de 58,9% nas vendas de carros elétricos e híbridos no país, se levarmos em conta o primeiro trimestre de 2018 com o do ano de 2017.

No entanto, os carros elétricos e híbridos representam apenas a pequena parcela de 0,2% do total de novos veículos cadastros no ano de 2018. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) confirma esses dados, alegando cerca de 7.120 veículos elétricos e híbridos em circulação atualmente.

estação de energia solar para carros elétricos

Estação de Energia Solar para Recarga de Carro Elétrico em São Paulo.
Foto: Divulgação

Energia Solar para carros elétricos

A energia fotovoltaica pode ser utilizada em postos de abastecimento de veículos elétricos, garantindo o carregamento completo ainda mais econômico. Dessa forma, é possível deixar de utilizar combustíveis fósseis com o auxílio do Sol como fonte de energia renovável.

Além do carregamento, já existem alguns modelos de carros elétricos que possuem placas fotovoltaicas integradas, produzindo a própria energia. Como é o caso do modelo Sion, da Sono Motors — uma startup Alemã, que utiliza 330 células fotovoltaicas conectadas ao teto, laterais e capô do veículo.

Com isso, o Sion consegue funcionar completamente por energia solar, podendo percorrer 250km antes de necessitar de recarregamento.

Quais são os tipos de carros elétricos?

Existem alguns tipos de carros elétricos disponíveis no mercado, no Brasil os mais comuns são veículos híbridos e híbridos plug-in. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre os principais tipos.

Carros elétricos

A principal diferença de um veículo elétrico é a utilização de um motor elétrico no lugar do motor à combustão. Para que o carro elétrico funcione, é necessário combinar três itens, motor elétrico, bateria(s) e regulador de motor.

Os veículos elétricos utilizam a bateria de 2 maneiras: corrente contínua gerada diretamente pela bateria e corrente alternada por meio de inversores de tensão. Também existem circuitos que possibilitam aos freios a capacidade de recarregar as baterias, utilizando a força criada durante as frenagens.

Carros híbridos plug-in

Já os modelos de carros híbridos plug-in utilizam um motor elétrico (que é recarregado de forma externa) juntamente de um motor a combustão para viagens maiores. Com isso, é possível utilizar energia e combustível para o funcionamento do carro.

Carros híbridos

Os carros híbridos utilizam um motor a combustão como força motriz principal, utilizando principalmente o combustível para funcionar. Além disso, também possuem um segundo motor elétrico para auxiliar o desempenho do veículo.

No entanto, esse segundo motor é abastecido de forma exclusivamente interna, como o giro do motor principal e a força gerada durante as frenagens.

energia solar fotovoltaica para carros elétricos

Como funciona a Legislação brasileira para veículos elétricos?

Brasília foi a primeira cidade a implementar incentivo às vagas para veículos elétricos, destinando 0,5% das vagas em estacionamentos com mais de 200 vagas. Já São Paulo também não ficou para trás e iniciou os incentivos, onde os carros elétricos e híbridos não fazem parte do rodízio de placas e também recebem um desconto de 50% no IPVA.

Aos poucos outros estados vão aderindo e criando incentivos para esse tipo de veículo, um fator fundamental para atrair a produção desses carros no Brasil. Como é o caso da Nissan, que distribui 15 unidades do veículo elétrico Leaf para taxistas no Rio de janeiro, 8 unidades em São paulo, além de alguns outros veículos para a Polícia Militar e Bombeiros.

A Renault seguiu o exemplo, fornecendo alguns veículos dos modelos Twizy e Zoe para a prefeitura de Curitiba. Os carros elétricos já são realidade no Brasil, e com o aumento de incentivos e a utilização da energia solar, a tendência é que a frota desse tipo de veículo cresça cada vez mais.

Como vimos no texto de hoje, a energia solar possui diversas funcionalidades e benefícios. Se você quer continuar aprendendo sobre as formas variadas de se utilizar a energia fotovoltaica, não deixe de conferir nosso artigo sobre o estacionamento solar. Até a próxima!