Conheça o microinversor solar

Você conhece o micro inversor solar? A energia solar é um segmento diretamente ligado à tecnologia. Por isso os avanços e novas funcionalidades surgem cada vez mais. Com isso, a energia fotovoltaica torna-se cada vez mais eficiente. Além de adquirir novas funcionalidades para atender mais tipos de consumidores.

Por isso,  uma nova tecnologia foi criada para aumentar a eficiência de sistemas fotovoltaicos pequenos: os micros inversores solares. Entretanto, sistemas fotovoltaicos de porte maior que utiliza um conjunto de placas em série também podem ser otimizados… Entre outras funcionalidades e vantagens que contaremos no texto de hoje.

No post de hoje vamos falar sobre um equipamento relativamente novo que tem como objetivo aumentar a eficiência dos sistemas solares de pequeno porte. Continue lendo para aprender todas as funcionalidades, vantagens e desvantagens dos micro inversor solar!

microinversor solar

O que é um micro inversor de energia solar ?

O micro inversor solar nada mais é do que um inversor solar para sistemas fotovoltaicos grid tie em um tamanho reduzido. A principal função de um micro inversor solar é atender painéis solares individualmente, ao contrário dos inversores solares que atendem uma série de painéis de uma só vez.

O micro inversor solar tem a mesma função que o inversor mais tradicional inversor solar. Ou seja, ele transforma a energia elétrica gerada por meio da energia fotovoltaicas pelas placas solares de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA).

Sendo o equipamento responsável por sincronizar o sistema fotovoltaico com a rede elétrica de uma residência de maneira totalmente sem riscos.

E tem a mesma função que o seu “irmão maior”, o comum e tradicional inversor solar:

Que transforma a energia elétrica produzida pelos painéis solares de Corrente Contínua (CC) para Corrente Alternada (CA).

E sincroniza o sistema fotovoltaico com a rede elétrica de sua casa ou empresa de uma forma segura e confiável.

m

Quais são as principais diferenças do micro inversor solar?

Os inversores solares tradicionais, também conhecidos como string, atuam em conjuntos de placas solares que são ligadas em série e em paralelo. Já os micro inversores solares são fabricados para serem ligados em um painel ou a cada dois painéis em paralelo.

Sendo essa a principal diferença do micro inversor solar, uma vez que os dois tipos de equipamento atuam da mesma maneira.

Quais  as vantagens do micro inversor solar?

microinversor fotovoltaico

Os micro inversores solares possuem um conjunto de vantagens quando comparado aos inversores normais. Confira a seguir:

É possível ligar placas de marcas e modelos diferentes

Ao instalar um micro inversor solar em um sistema solar, é possível conectar à rede elétrica junto placas fotovoltaicas de modelos e marcas distintos. Isso acontece pois cada placa ou dupla de placas funcionam de maneira independente.

Permite várias maneiras de instalação das placas solares

Ao utilizar os micros inversores solares na instalação do sistema fotovoltaico, é possível instalar as placas de várias maneiras, variando as orientações e inclinações. Dessa maneira, é possível otimizar a geração de energia do sistema, além de aumentar o aproveitamento da área onde o sistema está instalado.

Aumenta a eficiência em caso de sombreamento

Quando as placas solares estão ligadas em série a um inversor solar tradicional. Em caso de sombreamento em apenas um deles, toda a eficiência da matriz é comprometida. Além disso, se apenas uma placa solar estiver muito suja, toda a produção de energia fotovoltaica pode ser reduzida em até 30%.

Dessa maneira, como todas as placas estão ligadas de forma conjunta, todo o grupo de placas também reduz sua produtividade em até 30%.  Mas, ao optar pela instalação de um micro inversor solar, todas as saídas de energia tornam-se independentes.

Com isso, em casos de sombreamento ou acúmulo de sujeira em apenas uma placa, o sistema como um todo não é afetado.

Quais são as desvantagens dos micros inversores solares?

micro inversor

Infelizmente nem só de vantagens são feitos os micros inversores solares, também precisamos falar sobre suas desvantagens:

Eles devem ser instalados no telhado

Os micro inversores devem ser instalados no telhado de onde o sistema solar está instalado. Com isso, caso o micro inversor apresente algum tipo de falha, é necessário que um profissional especializado suba até lá para realizar os reparos necessários.

Sendo que os inversores tradicionais podem ser instalados de outras formas, facilitando reparos.

Os micro inversores solares são menos eficientes

Os micros inversores solares estão avançando. Em alguns casos sua eficiência pode chegar bem próxima aos inversores solares tradicionais. No entanto, os micros inversores solares ainda não atingiram os mesmo níveis de produtividades dos inversores solares grid tie comuns.

No artigo de hoje apresentamos uma novidade relativamente nova do mercado de energia solar. Os micro inversores solares, que permitem a elaboração de projetos onde as placas solares atuam de forma independente, garantindo uma produção de energia mais constante em casos de sombreamento ou acúmulo de sujeira.

Para continuar aprendendo tudo que você precisa para garantir o seu sucesso no segmento de energia solar, não deixe de conferir nosso post sobre as 7 ferramentas de marketing para o seu negócio de energia solar!

 

2 Comments

  1. Pingback: Energia Solar para condomínios: saiba como funciona | Energia Solar | Soliens

  2. Pingback: Energia Solar Fotovoltaica X Aquecimento Solar: veja as diferenças – Energia Solar | Soliens

Comments are closed.