Já pensou em fazer um curso de energia solar?

A busca pela sustentabilidade energética é uma necessidade imperante para qualquer país no mundo. Além disso, a busca por fontes de energia limpa tem ganhado força por todo o globo. Nesse contexto, não demorou para que os empreendedores vissem uma excelente oportunidade de lucro na criação de empresas no ramo de energia fotovoltaica.

Com a crescente demanda energética aliada aos esforços internacionais relacionados à conscientização ambiental, a energia solar vem progredindo rapidamente no mercado. Com isso, é cada vez maior o número de pessoas que vêem no setor fotovoltaico uma oportunidade sem igual para empreender.

O primeiro grande benefício desse tipo de empreendimento é que é possível começar a trabalhar com pouco ou até praticamente nenhum caixa para investimento. Contudo, para conseguir chegar lá, é preciso antes investir na sua capacitação. Nessa hora, fazer um curso de energia solar é fundamental.

Afinal, saber como atender bem e montar o projeto certo para cada cliente é premissa básica para que o seu negócio tenha sucesso.Ainda não está convencido dos benefícios que um curso de energia solar pode trazer? Então você está no lugar certo!

Neste artigo, vamos te mostrar por que você deve se capacitar antes de se aventurar no mercado, o que você vai aprender no curso e as oportunidades que o mercado fotovoltaico apresenta para quem quer entrar nele.

1. É um mercado muito promissor

O indiscutível potencial lucrativo do setor de energia solar é, sem dúvida, o principal motivo para fazer um curso de energia solar. Desde 2014, a taxa responsável por mensurar o número de sistemas solares instalados no Brasil apresenta um crescimento de 300% ao ano.

6 motivos para fazer um curso de energia solar

E pelo ritmo do avanço dos recursos tecnológicos fotovoltaicos e o aumento dos preços na conta de luz, a tendência é que essa taxa continue crescendo cada vez mais. De acordo com estimativas feitas pela ANEEL, até o ano de 2024 o número de sistemas solares instalados no Brasil será mais de 1 milhão por todo o território nacional.

Atualmente, já são produzidos cerca de cinquenta e seis mil kW/h no país, de consumidores de todos os setores que já conhecem os benefícios de investir na geração da energia solar,como por exemplo:

  • Um rápido retorno sobre o investimento: uma vez que o sistema costuma se pagar em 4 a 6 anos, sendo mais vantajoso do que a tão conhecida caderneta de poupança.
  • Capacidade de suprir qualquer demanda: os sistemas de geração de energia fotovoltaica podem suprir qualquer necessidade de consumo, desde uma pequena casa até uma grande indústria.

2. A capacitação do curso de energia solar é rápida e flexível

A especialização em energia solar é flexível e ágil. Não importa se você possui experiência na área, se está ingressando agora ou se busca uma recolocação profissional, há espaço para todo mundo. Como qualquer outro segmento do mercado, é fundamental estudar para garantir a capacitação necessária para trabalhar com os sistemas de geração de energia fotovoltaica.

6 motivos para fazer um curso de energia solar (2)

Isso porque, mesmo com baixos investimentos iniciais para iniciar o próprio negócio, os sistemas de energia solar exigem conhecimentos técnicos para serem instalados da maneira adequada e segura.

Entendendo a tecnologia você saberá, por exemplo, indicar qual o tamanho e o tipo de painel adequado para gerar a potência necessária para suprir as necessidades do cliente. Além de se tornar apto a elaborar o projeto e realizar a ligação à rede elétrica do imóvel.

3. Ajuda o planeta

Os sistemas de geração independente fornecem fontes de energia ilimitada, segura e limpa. A energia limpa caracteriza-se por não liberar resíduos ou gases poluentes que agravam o aquecimento global durante os processos de produção e consumo.

Além de ser uma fonte de energia limpa, ainda é considerada ilimitada, pois não depende de cheia de rios ou da queima de materiais fósseis. E ao contrário do que muitos pensam, mesmos em dias nublados a produção contínua, uma vez que o Brasil é um dos países com a maior incidência de raios solares.

6 motivos para fazer um curso de energia solar 3

4. Existem poucos profissionais no mercado

Mesmo com o número crescente de instalações de sistemas de energia solar, nosso país ainda está longe de aproveitar sua extrema capacidade de gerar energia fotovoltaica.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ibope Inteligência: cerca de 89% dos brasileiros desejam uma fonte de energia renovável, entretanto a geração que é distribuída alcança a pequena parcela de 0,02% dos consumidores brasileiros.

Vale lembrar que o segmento de energia solar no país ainda não é popular e muitos empreendedores ainda não conhecem o potencial desse setor. Dessa maneira, existem poucas empresas de referência já consolidadas.

curso de energia solar soliens (2)

5. Ajuda a criar um plano de marketing e negócio

O curso de energia solar vai te ensinar os principais conceitos e metodologias do marketing e do setor de energia fotovoltaica. Atuando principalmente no seu networking (a capacidade de estabelecer uma rede de contatos), que é fundamental para conseguir boas indicações e chegar até os novos clientes.

curso de energia solar - placa solar soliens

Iniciar um negócio, seja qual for a área de atuação no mercado, nunca é um tarefa fácil. E é exatamente por esse motivo que é fundamental contar com a ajuda de um plano de negócios.

Um curso de energia solar direcionado para projetos e o cotidiano empresarial te ensina a calcular os riscos do investimento e todas as ações necessárias para continuar evoluindo seu empreendimento. Além da oportunidade de conhecer outros profissionais já consolidados que atuam no segmento de energia fotovoltaica.

6. Proporciona vantagens competitivas

Assim como a demanda por sistemas de geração de energia solar vem aumentando cada vez mais, o número de empreendedores que investem nesse segmento também aumenta. Por isso, é fundamental adquirir vantagens competitivas para que a concorrência não seja um problema para você.

O curso de energia fotovoltaica te ensina diferenciais essenciais para atender as necessidades do consumidores, além do conhecimento necessário para lidar diariamente com as tecnologias da área.

Durante o texto de hoje ressaltamos o 6 motivos para fazer um curso de energia solar, falando um pouco sobre cada um deles. Para continuar aprendendo mais sobre o curso, não deixe de ler nosso artigo sobre o que vou aprender no curso de energia solar. Esperamos que esse post tenha esclarecido suas dúvidas!