A Energia Solar fotovoltaica não é mais uma novidade no Brasil, a cada ano o número de sistemas solares geradores de energia cadastrados aumenta. No entanto, ainda é comum encontrar consumidores que confundem o uso de aquecedores solares com a geração de energia elétrica.

Isso acontece pois, ambas as tecnologias utilizam o sol para funcionar, mas de maneiras bem distintas. E foi pensando em te explicar tudo que você precisa saber sobre o funcionamento desses sistemas e suas principais diferenças, que elaboramos o post de hoje.

Ficou curioso? Então continue acompanhando!

energia solar x aquecimento solar

Como funcionam os painéis fotovoltaicos?

As placas fotovoltaicas utilizam as células fotovoltaicas para gerar energia elétrica. Geralmente, os sistemas solares são compostos de diferentes camadas de silício, onde as células fotovoltaicas são agrupadas e conectadas nos painéis.

Com isso, enquanto houver luz solar sobre as células, o sistema gera energia elétrica que pode ser utilizada em tempo real pelos consumidores.

Normalmente, os sistemas fotovoltaicos são compostos por placas solares, cabos elétricos, inversores e outros componentes de segurança conectados à rede elétrica local. Mas, também é possível encontrar sistemas que possuem um banco de baterias, também conhecidos como sistemas fotovoltaicos off-grid.

Por isso, de acordo com o tamanho do sistema, o tempo de instalação é reduzido quando comparado à outros sistemas de geração de energia. Ou seja, um sistema residencial de médio porte, pode ser instalado em até 2 dias, sem atrapalhar o cotidiano dos consumidores.

Os consumidores que possuem um sistema fotovoltaico podem utilizar as resoluções 482 e 687 da ANEEL. Com isso, se a quantidade de energia produzida superar a demanda, é possível trocar a energia excedente por créditos que concedem descontos na conta de luz.

Também é possível utilizar essa energia a noite, quando o sistema fotovoltaico não está gerando energia. Ou até mesmo utilizar esses créditos em outras unidades consumidoras que estejam no mesmo CPF ou CNPJ.

aquecimento solar

Como funcionam os sistemas de aquecedores solares?

Já os sistemas de aquecimento solar, utilizam o calor da radiação solar para aquecer a água, por meio de coletores solares e um reservatório térmico. Dessa maneira, a água que sai do reservatório e é levada até os coletores solares, que geralmente são feitos por placas de vidro ou uma tubulação de interna, que pode ser composta por cobre ou alumínio.

Em seguida, os coletores solares aquecem a água que está dentro da tubulação, que retorna para o primeiro reservatório já quente. Ao conectar o sistema de aquecedor solar à rede hidráulica do local de instalação, o consumidor pode utilizar a água quente em chuveiros e torneiras de acordo com seus objetivos.

Como a água fria possui uma diferença de densidade da água aquecida, o sistema possui um fluxo constante, dispensando a utilização de bombas para encher o reservatório. Mas, dependendo do tamanho do sistema e o número de coletores, como por exemplo o aquecimento de piscinas, é necessário o uso de bombas que utilizam eletricidade.

Também existem alguns casos onde o sistema necessita de outro sistema auxiliar de aquecimento, que pode ser movido a gás ou eletricidade. Esse tipo de sistema utiliza outras fontes em épocas onde a radiação solar não é o suficiente para cumprir a demanda do consumidor.

aquecedor solar

Entenda a diferença entre o sistema fotovoltaico e o aquecimento solar

De uma maneira resumida, a principal diferença entre essas duas tecnologias é: o sistema de aquecimento solar apenas esquenta a água, já o sistema fotovoltaico produz energia. Com isso, um sistema de aquecimento solar possui apenas uma função, enquanto a energia fotovoltaica pode ser utilizada para diversos objetivos.

Ou seja, as placas solares podem gerar energia elétrica para esquentar a água também. Com isso, o sistema solar de aquecimento, contribui para redução de consumo elétrico apenas no chuveiro, enquanto o sistema fotovoltaico proporciona uma redução na conta de luz como um todo.

Como o sistema fotovoltaico utilizam células solares, que utilizam a luz do sol para gerar a energia elétrica. Os dias mais frios não afetam a produção de energia, como acontecem com o sistema de aquecimento, que em baixas temperaturas perde um pouco de sua capacidade.

Na verdade, acontece o oposto com as placas solares, que em temperaturas menores, aumenta sua produção de energia elétrica.

diferença entre energia solar e aquecimento solar

Qual é melhor?

Com isso em mente, é muito importante ressaltar que os sistema de aquecimento solar desempenham uma função fundamental em condomínios e grandes construções. Uma vez que por meio de uma única etapa, são capazes de converter o calor do sol em água quente.

Os sistemas fotovoltaicos necessitam de mais etapas, convertendo a energia solar em corrente elétrica, para em seguida aquecer a água. Por isso, se a necessidade de água quente for muito grande, os sistemas de aquecimento solar desempenham sua função com mais eficiência.

Lembre-se que os dois sistemas podem atuar em conjunto, para aprimorar ainda mais a eficiência da energia do sol. Por isso, na hora de planejar a utilização de ambas tecnologias, o mais indicado é utilizar o local com maior iluminação para as placas solares.

Isso acontece devido ao processo de transformação presente no sistema fotovoltaico, que pode ser mais prejudicado pelo sombreamento quando comparado ao sistema de aquecimento.

energia solar para aquecer água

Como é feita a instalação?

Em ambos os casos, o lugar mais indicado para instalação é onde tenha fácil acesso à luz do sol, evitando obstáculos que podem ocasionar em sombras. No entanto, diferente dos sistemas de aquecimento solar, as placas fotovoltaicas podem ser instaladas no solo, sem prejudicar a eficiência do sistema.

Além disso, para instalar um sistema fotovoltaico, é necessário solicitar a troca do medidor convencional para um medidor bidirecional, na concessionária local. Desse modo, é possível contabilizar o consumo proveniente da rede elétrica e da geração própria por meio do sistema fotovoltaico.

Mas, não se preocupe, os custos provenientes da troca dos medidores são de responsabilidade da distribuidora de energia local.

Agora que você já sabe como diferenciar os sistemas de energia solar fotovoltaica e aquecimento solar, aproveite para conferir o nosso Webinário. Nele você aprenderá tudo que precisa saber para abrir um negócio de energia solar. Até a próxima!