Os 7 mitos sobre a Energia Fotovoltaica

A Energia Fotovoltaica cresce cada vez mais no Brasil, e com isso, é cada vez mais comum encontrar mitos sobre o funcionamento dos sistemas solares pela internet. No entanto, em muitos outros países a Energia Solar já está consolidada, fazendo com que uma rápida pesquisa seja o suficiente para desvendar os mitos sobre o assunto.

Ainda assim, muitos mitos persistem, principalmente quando o assunto é um mercado recente, como o do Brasil. E foi pensando em acabar de uma vez por todas e desmitificar tudo sobre os sistemas solares, que criamos o artigo de hoje.

Por isso, se você está pretendendo adquirir um sistema fotovoltaico ou até mesmo criar uma empresa no ramo, esse post é para você! Ficou curioso? Então continue acompanhando!

mitos da energia solar fotovoltaica

1. A energia fotovoltaica só é útil em lugares muito quentes

Esse é um mito amplamente difundido na internet, uma vez que muitas pessoas ainda confundem a geração de energia fotovoltaica com o aquecimento solar. Os sistemas de energia solar utilizam a luz do sol para funcionar, por isso o calor gerado pelo sol não é diretamente responsável pela potência de uma placa fotovoltaica.

No entanto, vale ressaltar que existe uma correlação entre a luz do sol e altas temperaturas, mas isso não se aplica a todos os casos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, temperaturas amenas podem contribuir para um melhor funcionamento das placas fotovoltaicas.

E é por isso, que no momento de elaboração de um projeto fotovoltaico, é considerado a temperatura que serão expostos os módulos solares.

2. A Energia Fotovoltaica não funciona em dias nublados

Outro erro muito comum entre os novatos da energia fotovoltaica é acreditar que os sistemas solares não geram energia em dias nublados. A energia solar pode ser gerada em dias de pouca luminosidade, no entanto, as nuvens podem reduzir a capacidade dos painéis fotovoltaicos, uma vez que a irradiação do sol é fundamental para o funcionamento do sistema.

Por isso, na hora de elaborar o projeto fotovoltaico, as placas são posicionadas para gerar a maior quantidade de energia, de acordo com as condições climáticas do local. Com isso, é possível gerar a própria energia elétrica mesmo em dias de baixa iluminação solar.

energia solar fotovoltaica para carro elétrico

3. A energia fotovoltaica é um investimento muito caro

Esse é um dos mitos mais reproduzidos, principalmente no Brasil. E infelizmente, até pouco tempo atrás isso não era um mito.

No entanto, os constantes avanços da tecnologia dos painéis solares, juntamente da popularização e incentivos, contribuíram diretamente para a redução dos preços de um sistema fotovoltaico.

Além disso, o preço da conta de luz continua aumentando em todo o país, fazendo com que a geração da própria energia solar seja uma alternativa mais barata. Esse tipo de informação continua sendo difundida, pois conseguir um financiamento para um sistema solar pode não ser uma tarefa fácil.

Mas, não se deixa enganar por isso, o sistema fotovoltaico é um ótimo investimento a longo prazo.

Por isso, na hora de adquirir placas solares, solicite os cálculos que demonstram em quanto tempo o dinheiro investido será recuperado em forma de economia na conta de luz.

4. A energia solar possui um alto custo para manutenção

Quem conhece um pouco sobre os sistemas fotovoltaicos, sabe que isso não é verdade.

Uma vez que os sistemas solares são máquinas simples, com poucos elementos em sua composição, além de não utilizar partes móveis ou motores, como no caso de geradores de energia que utilizam o diesel ou até mesmo a energia eólica.

Por isso, a única manutenção que um sistema fotovoltaico necessita é a limpeza dos painéis fotovoltaicos.

No entanto, vale ressaltar que a limpeza só é necessária em tempos secos, uma vez que a própria chuva é o suficiente para realizar a limpeza completa das placas.

5. As placas fotovoltaicas não resistem a chuva de granizo e ventos fortes

Por incrível que pareça, essa é uma das principais dúvidas que aparecem em nosso Instagram. Os sistemas fotovoltaicos possuem componentes extremamentes resistentes e duráveis, resistindo facilmente a chuvas de granizo e principalmente aos ventos fortes em dias de tempestade.

Além disso, antes de uma placa fotovoltaica chegar até o consumidor final, diversos testes de resistência são efetuados. Por isso, a alta durabilidade dos sistemas solares é um fator comum para todos os fabricantes da tecnologia fotovoltaica.

investir em energia solar fotovoltaica para condomínios

6. A energia fotovoltaica on grid funciona durante apagões

Como a grande parte dos sistemas instalados no Brasil é do tipo conectado à rede, ou seja, on-grid, podemos considerar essa frase um mito. Isso acontece pois, esse tipo de sistema fotovoltaico não utiliza um banco de baterias, fazendo com que não seja autônomo.

A conexão à rede elétrica de uma concessionária, também resulta na pausa na produção de energia elétrica durante um apagão. Isso acontece para evitar acidentes com os funcionários que realizam reparos na rede elétrica.

Dessa forma, é possível garantir que todos os sistemas conectados à rede elétrica durante a manutenção estão desligados. Para garantir que nunca falta energia é preciso que a modalidade de energia fotovoltaica utilizada seja a off grid ou a híbrida.

7. A Energia Fotovoltaica precisa de baterias para funcionar

Esta frase pode ser considerada um mito, mesmo com a existência de sistemas fotovoltaicos que utilizam bancos de baterias, também conhecidos como off-grid. No entanto, esse tipo de tecnologia só é indispensável em lugares de difícil acesso à rede elétrica.

Isso acontece pois, mesmo com os constantes avanços da tecnologia fotovoltaica, os bancos de baterias ainda são mais caras que os sistemas on grid. Seja pelo alto valor do investimento inicial, ou, pelo fato da necessidade da troca periódica das baterias dos sistemas solares off-grid.

Por isso, a utilização de sistemas solares conectados à rede elétrica continuam dominando, quando o assunto é o número de sistemas fotovoltaicos instalados no Brasil.

Agora que você já sabe como acabar com alguns dos principais mitos quando assunto é energia solar, você está pronto para defender as vantagens e benefícios das placas fotovoltaicas.

Para continuar aprendendo sobre um dos segmentos que mais crescem não só no Brasil, como no mundo, não deixe de conferir nosso artigo sobre o Telhado Solar para aumentar seus conhecimentos sobre a tecnologia solar.

Você conhece mais algum mito sobre a energia fotovoltaica? Então conta pra gente nos comentários aqui em baixo! Até a próxima!

Clique aqui para testar se você está pronto para o Setor Solar!