Sistema Solar OFF-GRID: o que você precisa saber

Você sabe como funciona um sistema solar off-grid?

As fontes de energia limpas e renováveis são ideais para quem busca por economia e a preservação do meio ambiente. Dentre as diversas opções de combustíveis sustentáveis, está o Sol, que pode ser utilizado para geração de energia elétrica.

Além disso, a energia solar está presente nos grandes centros urbanas e nas áreas mais afastadas no campo, podendo ser utilizada em diversas situações. Tudo depende da composição e dos equipamentos utilizados no sistema de geração de energia solar.

Por isso, no post de hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre os sistemas solares off-grid. Continue acompanhando!

sistema solar off grid
os sistemas solares off-grid proporcionam economia, sustentabilidade e autonomia energética

O que é Sistema Solar off-grid?

Os sistemas off-grid se caracterizam basicamente em sistemas autossustentáveis, que não necessitam da rede elétrica local para funcionar. Essa foi a primeira forma de se utilizar a energia fotovoltaica para gerar energia elétrica, entre as décadas de 1950 e 1970 uma vez que não existiam sistemas que se conectam a rede (on-grid).

Atualmente, é possível encontrar duas opções de sistemas off-grid, que variam suas funcionalidades de acordo com sua composição e equipamentos instalados. A primeira alternativa e mais comum tem um funcionamento bem simples: o sistema solar utiliza baterias para armazenar a energia gerada por meio do sol.

Com isso o sistema não necessita da integração com a rede elétrica local, pois utiliza a carga armazenada para funcionar mesmo em dias nublados ou à noite. No entanto, vale ressaltar que o que define esse tipo de sistema é sua capacidade de produzir energia o suficiente para suprir as necessidades energéticas de onde está instalado.

Por isso, os sistemas solares off-grid podem variar seu porte, podendo gerar até 20k Wp, onde os sistemas de menor porte são utilizados em equipamentos como radares e satélites.

Já os sistemas solares off-grid de maior porte, geralmente são utilizados em indústrias e grandes comércios, que buscam sustentabilidade e economia na conta de luz. No entanto, esse tipo de sistema autossuficiente é muito utilizado para grandes áreas no campo que não têm acesso à rede elétrica local.

curso de energia solar fotovoltaica

Como o Sistema Solar off-grid começou no Brasil?

Foi no começo dos anos 2000 que os primeiros incentivos à universalização da energia elétrica ganharam força no Brasil. Principalmente por meio do Programa Luz para Todos, que permitiu que muitas distribuidoras de energia elétrica das zonas rurais do Brasil adotassem pequenos sistemas solares.

Com isso, diversas comunidades do interior que não tinham acesso à rede pública elétrica, puderam tirar proveito de direitos básicos como a iluminação e telecomunicações. No entanto, foi só no ano de 2009 que as distribuidoras de energia elétrica como a Cemig (MG) e a COELBA (Bahia) começaram a utilizar os sistemas solares off-grid.

Dessa maneira esse tipo de tecnologia foi se popularizando pelo Brasil e atualmente não é difícil encontrar grandes fazendas que utilizam sistemas fotovoltaicos off-grid.

curso de sistema solar off-grid

Entenda a composição de um sistema solar off-grid

Como foi dito, um sistema fotovoltaico off-grid pode variar a composição e instalação de acordo com as necessidades energéticas dos consumidores. No entanto, a grande maiorias dos sistemas off-grid são compostos basicamente por:

  • Conjunto de placas solares — também conhecido por arranjo fotovoltaico é o equipamento responsável por captar a radiação solar.
  • Banco de baterias — sistema responsável por armazenar toda a energia elétrica gerada por meio do sol. O banco de baterias permite que os sistemas off-grid funcionem mesmo em dias nublados e durante a noite.
  • Controlador de carga —- esse é o equipamento que garante o gerenciamento das cargas armazenadas no sistema de banco de baterias.
  • Inversor Solar —- é o componente que efetua a transformação da corrente contínua gerada pelas placas fotovoltaicas. Vale ressaltar que a carga armazenada no banco de baterias é contínua, por isso o inversor solar permite a utilização da energia elétrica em equipamentos que necessitam da rede elétrica local.

energia solar off grid

Quais as vantagens de um sistema solar off-grid?

Para saber se o sistema solar off-grid é o mais adequado, outro aspecto importante é conhecer suas principais vantagens:

Maior economia

Ao optar por um sistema solar off-grid o consumidor consegue eliminar todo o tipo de gasto referente à conta de luz. Isso acontece pois esse tipo de sistema fotovoltaico utiliza a energia armazenada no banco de baterias nos períodos em que não pode captar a radiação solar para converter em energia elétrica.

Mesmo que o investimento inicial seja maior em um sistema solar off-grid, o corte de gastos com a conta de energia costuma aumentar o retorno sobre o investimento. Vale ressaltar que é fundamental realizar uma análise do gasto mensal para identificar qual é o valor exato destinado às contas de luz.

Manutenção barata

Todo sistema solar possui uma manutenção relativamente barata, sendo a limpeza das placas solares a mais comum. Mas, com os sistemas fotovoltaicos off-grid a economia é maior, pois as baterias duram por muitos anos, não necessitando outros gastos para efetuar trocas.

Esse é um fator muito importante para projetos de grande porte, uma vez que esse tipo de sistema não requer processos complexos de manutenção.
Utiliza uma fonte limpa e renovável

A sustentabilidade é a principal vantagem quando o assunto é energia solar —- uma fonte de energia limpa (que não produz poluentes para sua utilização) e renovável. Os sistemas fotovoltaicos off-grid não desperdiçam nada dos recursos naturais, uma vez que a energia excedente é armazenada no sistemas banco de baterias.

Além disso, empresas de todos os portes e indústrias que utilizam a energia solar em vez de combustíveis são bem-vistas no mercado. Isso contribui diretamente para a construção de uma marca e a fidelização dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a produção sustentável e a preservação dos recursos naturais.

Entretanto, nem só de vantagens são feitos os sistemas solares off-grid já que na necessidade de utilização de baterias e controladores de carga, resultando em um custo mais elevado para o sistema. Além de possuir uma eficiência menor quando comparado aos sistemas on-grid.

Como podemos observar, os sistemas fotovoltaicos off-grid são a alternativa ideal para quem desejam autonomia energética ou não têm acesso à rede elétrica. A redução de custos e maior eficiência são características marcantes nesse tipo de sistema.

Para continuar aprendendo e se atualizando sobre o setor fotovoltaico, não deixe de ler nosso artigo sobre os Micros Inversores Solares. Até a próxima!  

 

2 Comments

  1. Pingback: Entenda o que é Sistema Solar Híbrido | Energia Solar | Soliens

  2. Pingback: Energia Solar Fotovoltaica X Aquecimento Solar: veja as diferenças – Energia Solar | Soliens

Comments are closed.