Um sistema fotovoltaico é composto por um conjunto de módulos interligados. Dificilmente encontramos um sistema com apenas um módulo. Para atingir a produção de energia necessária, é preciso combinar os módulos fotovoltaicos fazendo ligações entre eles, sejam essas ligações em série, em paralelo, ou mista (paralelo-série). A ligação dos módulos é definida no momento do projeto, onde o projetista, analisando o inversor que será utilizado, defini como os módulos serão interligados. Independente do tipo de conexão, ao interligar módulos fotovoltaicos é necessário que se tenha alguns cuidados. Neste post, falarei sobre a importância de uma boa conexão em um sistema fotovoltaico.

Antes de tudo, é importante saber que os conectores utilizados para interligar os módulos são conectores especiais, chamados de conectores MC4. A necessidade de existir um conector específico para um sistema fotovoltaico se deve aos seguintes aspectos:

  1. Padronização: A padronização é importante pois garante que todos os módulos fotovoltaicos, independente do fabricante, tenham os mesmos conectores;
  2. Facilidade na instalação: Devido ao padrão macho-fêmea, a conexão de cabos que já estão com os conectores MC4 é muito simples, e pode ser feita manualmente, eliminando assim a necessidade de fazer emendas nos cabos;
  3. Segurança e durabilidade: Se crimpado corretamente, o conector MC4 garante a segurança necessária para que os módulos fotovoltaicos continuem funcionando durante a sua vida útil.

Os conectores MC4 foram desenvolvidos pela empresa alemã Multi-Contact. Outros fabricantes também fornecem o conector MC4, porém eu indico a utilização dos conectores da multi-contact, pois é a fabricante mais antiga desse tipo de conector e os seus produtos tem excelente qualidade.

Na figura 1 é possível ver que existem diferentes conectores para diferentes bitolas de cabo.

Figura 1 – Conectores MC4. Fonte: Multi-Contact

Embora a conexão dos cabos que já tenham os conectores MC4 seja simples e dispense até o uso de ferramentas, a crimpagem correta dos conectores aos cabos exige diversos cuidados. É preciso utilizar o alicate de crimpar específico para MC4, como o que é mostrado na figura 2.

Figura 2 – Alicate de Crimpagem MC4 – Fonte: Stäubli-MultiContact

Devido ao custo do alicate de crimpagem MC4, muitos profissionais optam, erroneamente, por fazer essa crimpagem utilizando outros alicates, como o alicate universal por exemplo. Isso é extremamente perigoso, pois uma crimpagem incorreta pode causar, durante o funcionamento do sistema fotovoltaico, aquilo que é conhecido como arco elétrico. O arco elétrico pode causar acidentes graves. Veja no vídeo abaixo, a intensidade da chama que pode ser gerada por um arco elétrico em um módulo fotovoltaico.

Vídeo 1 – Arco gerado em um sistema fotovoltaico

Quando em um sistema um conector não é crimpado corretamente, pode ocorrer o que foi mostrado no vídeo 1, pois a crimpagem incorreta pode gerar uma distância entre os conectores e, consequentemente, pode ocorrer um arco elétrico. Além da crimpagem correta, também é extremamente importante apertar todas as conexões existentes na string box.

A crimpagem correta do MC4 pode ser vista no vídeo 2. É extremamente importante que o instalador não negligencie crimpagem correta, pois os danos causados por uma má conexão, podem ser extremamente graves e perigosos, tanto para o sistema quando para as pessoas.

Vídeo 2 – Crimpagem do Conector MC4

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma sugestão? Estamos à disposição para responder as suas dúvidas. Deixe nos comentários abaixo. Um abraço e até o próximo post