Células fotovoltaicas – Você sabe como funcionam?

Um dos fatos relacionados a energia solar mais impressionantes é o de que os sistemas de geração de energia solar podem resultar em uma economia de até 95% nas contas de energia solar de uma empresa ou residência. Mas para além disso, a energia fotovoltaica é uma fonte de energia limpa, pois conta com a ajuda das células fotovoltaicas para produzir a energia elétrica. Logo, além de econômica, a energia solar ajuda o planeta.

Mas isso não é tudo, o Brasil é um dos países com a maior incidência solar do mundo, sendo esse um dos aspectos que explica a projeção de 886,7 mil unidades de sistemas solares instalados até o ano de 2024.

No entanto, é comum encontrar pessoas que não sabem como funciona a geração de energia elétrica por meio das células fotovoltaicas. Se você quer esclarecer essa dúvida, continue lendo o nosso guia rápido sobre o tema no post de hoje!

Conheça um pouco mais sobre a energia fotovoltaica

Mesmo com o crescimento da energia solar no Brasil, muitos consumidores ainda conhecem o segmento fotovoltaico, deixando de aproveitar os benefícios e vantagens. Com isso, é comum encontrar pessoas que consideram a energia solar muito cara.

No entanto, os constantes avanços tecnológicos, financiamentos e incentivos governamentais fazem com que a energia fotovoltaica seja cada vez mais acessível para a população  brasileira.

células fotovoltaicas

Estima-se que em uma hora de funcionamento, um painel solar que possui células fotovoltaicas de 18% de eficiência, pode gerar até 180 Watts de energia solar por m². Já um sistema que conta com apenas 15% de eficiência gera 150Watts.

E ao contrário do que muitos podem pensar, tudo isso por custos relativamente baixos. Antigamente, um Watt gerado por energia fotovoltaica chegou a valer nada menos que 76 dólares, mas como falamos anteriormente em nosso post sobre o preço da energia solar, a tendência é que o custo da energia solar diminua cada vez mais. Desse modo, atualmente o custo para a produção de energia solar é equiparável (ou até mesmo menor) do que os das fontes de energia tradicionais.

Saiba mais sobre o efeito fotoelétrico e efeito fotovoltaico

O efeito fotoelétrico caracteriza-se na emissão de elétrons por um material, que geralmente é metálico. Esse material quando é exposto à radiação eletromagnética de frequência alta o suficiente (que pode variar de acordo com o material utilizado) para que os seus fótons energizam os elétrons.

Já o efeito fotovoltaico caracteriza-se no surgimento de uma tensão elétrica em um determinado material semicondutor, quando é exposto à luz solar. Esses dois efeitos estão relacionados, mas é importante entender que são processos distintos.

instalação de energia solar (5) células fotovoltaicas (1)

Entenda como funcionam as células fotovoltaicas

O que muita gente não sabe é que, a parte mais importante de um painel solar, são as células fotovoltaicas. Sendo compostas por silício (SI), o material conta com átomos capazes de carregar elétrons.

A fabricação mais comum de painéis solares utiliza em sua fórmula dois tipos diferentes de silício. Isso acontece pois é necessário criar cargas positivas e negativas, ou seja, o silício é combinado com o fósforo para criar uma carga positiva e parar criar uma carga negativa é utilizado o boro.

Ao combinar esses materiais, é possível criar mais elétrons no silício encarregado dos elétrons positivos, além de criar também menos elétrons negativos. Dessa maneira, o silício carregado positivamente é envolto pelo que foi carregado negativamente, com isso a célula fotovoltaica pode reagir com o sol e gerar a energia elétrica.

A medida que as tecnologias solares vão se desenvolvendo, os consumidores podem contar com sistemas mais eficientes e com custos cada vez menores. Além disso, diversas Instituições públicas e privadas disponibilizam crédito para o financiamento de sistemas fotovoltaicos para acompanhar a ascensão progressiva do mercado solar.

A busca pelas fontes de energia limpas e a aliança solar internacional células fotovoltaicas (1)

Qual a importância da ascensão progressiva do mercado solar?

O crescimento da energia fotovoltaica no Brasil resulta em diversos benefícios para os empresários e consumidores. Além disso, utilizar fontes de energia limpa é o primeiro passo para alcançar a sustentabilidade.

Os empresários são beneficiados pois as tecnologias solares são um investimento cada vez mais rentável. Já os consumidores ganham pois pode economizar na conta de luz, além da possibilidade de trocar a energia excedente por créditos solares e ganhar descontos nas próximas faturas da distribuidora de energia local.

E aí, entendeu um pouco sobre como funcionam as células fotovoltaicas? Para continuar aprendendo mais sobre o segmento solar não deixe de ler nosso post sobre como é feita a instalação da energia solar!

Artigos recomendados:
[wp_show_posts id=”2882″]