Energia elétrica solar – 3 fatos incríveis que você precisa saber

5 (100%) 4 votes

A energia elétrica solar é uma fonte de energia limpa, ou seja, sua produção e utilização não emite poluentes. Além disso, ela também pode ser considerada inesgotável. Afinal, a vida na Terra depende da energia solar.

Tudo isso torna a energia solar uma das fontes de energia mais promissoras do planeta. O Brasil, em especial, é um dos países com a maior incidência de raio solares. Entretanto, a energia fotovoltaica ainda não se popularizou no país.

Isso acontece por diversos fatores, tais como: a falta de incentivo para pesquisas da área, o preço elevado dos sistemas de geração de energia, a falta de conhecimento sobre as vantagens da energia fotovoltaica, entre outros.

Quer saber mais No artigo de hoje vamos falar sobre X fatos surpreendentes sobre a energia solar no Brasil. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

 

1. Usina solar no Estádio Mineirão

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Minas Arena são responsáveis pela usina solar que funciona no Estádio Mineirão, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte.

É a maior usina fotovoltaica do país em pleno funcionamento. Além de contar com o marco de primeiro estádio da Copa do Mundo que utiliza a energia fotovoltaica para o próprio fornecimento de energia elétrica por meio das placas instaladas para captação da luz do sol.

Toda a construção da usina respeitou a arquitetura original do estádio, mantendo a fachada e o interior do Mineirão sem modificações. O sistema conta com seis painéis instalados na cobertura do estádio, além da subestação e redes de alimentação conectadas ao sistema público da Cemig.

Toda a energia produzida tem capacidade de abastecer 1200 residências em Belo Horizonte. Mesmo sendo um dos maiores estádios de futebol do país, apenas 10% da energia gerada já o suficiente para o abastecimento próprio.

energia solar elétrica mineirão

2. Fogão solar

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram um fogão solar. O objeto que se assemelha a uma antena parabólica, na verdade é um fogão solar.

energia solar elétrica fogão solar

Os equipamento desenvolvidos são construídos com sucata, espelhos e alguns outros materiais de baixo custo. Dessa maneira pode ser uma alternativa viável para suceder o botijão de gás tradicional.

A ideia por trás do fogão solar é muito simples: transformar a energia fotovoltaica em calor, resultando em um efeito estufa que utiliza o calor para aquecer, cozinhar ou assar alimentos. O preço de custo do fogão solar é de apenas 150 reais.

3. Usina Solar na USP

Outra usina solar que muitas pessoas ainda não conhecem é a localizada na Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Ela funciona desde 2014 e é composta por três sistemas instalados no prédio do IEE e mais um localizado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

Todo o sistema está integrado ao sistema de eletricidade da cidade universitária, sendo capaz de suprir 1% de toda a demanda anual do campus, totalizando 540 kW de potência.

A energia solar elétrica no Brasil possui um grande potencial que ainda não está sendo explorado como deveria (e poderia!). E então, qual desses 3 fatos surpreendentes sobre a energia fotovoltaica no Brasil você achou mais interessante?

Para continuar aprendendo sobre este segmento tão promissor, não deixe de conferir também as 6 tendências do mercado de energia solar”!

Confira nossos artigos:

10 Comments

  1. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  2. Pingback: Conheça as regras da ANEEL sobre energia fotovoltaica – Caio Almeida

  3. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  4. Pingback: A busca pelas fontes de energia limpas e a aliança solar internacional – Caio Almeida

  5. Pingback: Empresa de energia solar – Tudo que você precisa saber para abrir uma – Engenharia Elétrica – Soliens

  6. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  7. Pingback: Energia renovável: 4 motivos para investir – Caio Almeida

  8. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  9. Pingback: Veja como funciona o financiamento de energia solar fotovoltaica – Engenharia Elétrica – Soliens

  10. Pingback: Estacionamento solar: o que é e como funciona | Energia Solar | Soliens

Comments are closed.