A energia elétrica solar é uma fonte de energia limpa, ou seja, sua produção e utilização não emite poluentes. Além disso, ela também pode ser considerada inesgotável. Afinal, a vida na Terra depende da energia solar.
Tudo isso torna a energia solar uma das fontes de energia mais promissoras do planeta. O Brasil, em especial, é um dos países com a maior incidência de raio solares. Entretanto, a energia fotovoltaica ainda não se popularizou no país.
Isso acontece por diversos fatores, tais como: a falta de incentivo para pesquisas da área, o preço elevado dos sistemas de geração de energia, a falta de conhecimento sobre as vantagens da energia fotovoltaica, entre outros.
Quer saber mais No artigo de hoje vamos falar sobre X fatos surpreendentes sobre a energia solar no Brasil. Ficou curioso? Então continue acompanhando!
1. Usina solar no Estádio Mineirão
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Minas Arena são responsáveis pela usina solar que funciona no Estádio Mineirão, localizado na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
É a maior usina fotovoltaica do país em pleno funcionamento. Além de contar com o marco de primeiro estádio da Copa do Mundo que utiliza a energia fotovoltaica para o próprio fornecimento de energia elétrica por meio das placas instaladas para captação da luz do sol.
Toda a construção da usina respeitou a arquitetura original do estádio, mantendo a fachada e o interior do Mineirão sem modificações. O sistema conta com seis painéis instalados na cobertura do estádio, além da subestação e redes de alimentação conectadas ao sistema público da Cemig.
Toda a energia produzida tem capacidade de abastecer 1200 residências em Belo Horizonte. Mesmo sendo um dos maiores estádios de futebol do país, apenas 10% da energia gerada já o suficiente para o abastecimento próprio.
2. Fogão solar
Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram um fogão solar. O objeto que se assemelha a uma antena parabólica, na verdade é um fogão solar.
Os equipamento desenvolvidos são construídos com sucata, espelhos e alguns outros materiais de baixo custo. Dessa maneira pode ser uma alternativa viável para suceder o botijão de gás tradicional.
A ideia por trás do fogão solar é muito simples: transformar a energia fotovoltaica em calor, resultando em um efeito estufa que utiliza o calor para aquecer, cozinhar ou assar alimentos. O preço de custo do fogão solar é de apenas 150 reais.
3. Usina Solar na USP
Outra usina solar que muitas pessoas ainda não conhecem é a localizada na Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Ela funciona desde 2014 e é composta por três sistemas instalados no prédio do IEE e mais um localizado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).
Todo o sistema está integrado ao sistema de eletricidade da cidade universitária, sendo capaz de suprir 1% de toda a demanda anual do campus, totalizando 540 kW de potência.
A energia solar elétrica no Brasil possui um grande potencial que ainda não está sendo explorado como deveria (e poderia!). E então, qual desses 3 fatos surpreendentes sobre a energia fotovoltaica no Brasil você achou mais interessante?
Para continuar aprendendo sobre este segmento tão promissor, não deixe de conferir também as “6 tendências do mercado de energia solar”!
Confira nossos artigos: