Rate this post

Profissões do futuro – Conheça 4 delas

Os avanços tecnológicos protagonizam a chamada Indústria 4.0. Os impactos dessa verdadeira revolução afetam desde o dia a dia de todos os cidadãos até a promoção de uma verdadeira reestruturação do mercado de trabalho. Desse modo, quem não quer se tornar obsoleto para o mercado e deseja se capacitar em ofícios que estão sendo progressivamente valorizados, está no lugar certo!

No post de hoje elaboramos um guia rápido falando dos mercados mais promissores da atualidade e que prometem ser as profissões do futuro. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Entenda a indústria 4.0

Há quase 100 anos atrás foram criados os primeiros computadores  — máquinas enormes e muito pesadas. Nesse contexto, a tecnologia ainda era muito limitada, haja vista que seu único propósito, até então, era descriptografar mensagens durante tempos de guerra.

Com o tempo, os computadores ganharam novas aplicações e o poder de processamento gradativamente foi se aprimorando. Somado a tudo isso, a conexão de alta velocidade ganhou força e, desse modo, as informações tornaram-se mais dinâmicas e acessíveis.

Todos esses aspectos afetam diretamente o mercado de trabalho, resultando no crescimento de novos segmentos e a criação das chamadas profissões do futuro. Mas você sabe quais são elas? Confira a seguir uma pequena seleção que elaboramos:

1- Tecnologia da informação

Um dos profissionais mais procurados nos últimos anos são os especializados em tecnologia. Seja para o gerenciamento ou para  a manutenção dos recursos digitais de uma empresa. Mas, é importante ressaltar que cada segmento da tecnologia atua de forma diferente.

O gestor de TI ajuda a empresa a realizar investimentos rentáveis, já o tecnólogo pode atuar com a administração de equipes e recurso técnicos, enquanto um especialista em suporte auxilia usuários com problemas diversos.

Por conta desse extenso campo de atuação, os profissionais da tecnologia da informação podem se adaptar para diferentes funções e setores. Sendo uma ótima alternativa para quem deseja uma profissão do futuro.

2- Marketing Digital

O marketing Digital caracteriza-se no conjunto de ações e estratégias digitais que os empreendedores utilizam para alcançar suas metas de marketing. O marketing digital pode ser implementado por meio de, mídias pagas, e-mails, SEO, influenciadores digitais, etc.

Os principais objetivos desse segmento são: captar novos consumidores pela internet, criar uma identidade única para uma marca, além de otimizar o relacionamento com os clientes. Quem trabalha com marketing digital pode atuar como produtor de conteúdo, consultor, entre diversas outras funções.

profissões do futuro

3- Empreendedorismo digital

Já o empreendedorismo digital nada mais é do que à criação de um negócio digital, principalmente na internet e que realize à maioria de seus processos nesse espaço. Um negócio digital utiliza a tecnologia e inovação para garantir o sucesso do empreendimento.

Sendo uma profissão do futuro que necessita de um investimento inicial menor, além de não exigir uma estrutura física muito complexa para dar continuidade ao funcionamento. Seja um portal de cursos online, e-commerce de produtos variados, blog de conteúdos, tudo depende da sua criatividade e preferências.

4- Especialista fotovoltaico

O segmento de energia fotovoltaico é um dos que mais cresce no Brasil atualmente, só no ano de 2016 o número de microgeradores de energia solar cresceu 407%. Somando esse fato às projeções otimistas do setor, o especialista fotovoltaico é umas das funções das profissões do futuro.

O especialista fotovoltaico é o profissional que domina.

E aí, conheceu um pouco mais sobre as 4 profissões do futuro que mostramos no post de hoje? Se você deseja aprender um pouco mais sobre o segmento fotovoltaico, não deixe de ler nosso artigo sobre como abrir uma empresa de energia solar. Até a próxima!

profissões do futuro