5 (100%) 5 votes

A conta de luz continua a aumentar a cada ano, tornando cada vez mais difícil conseguir pagar as altas bandeiras tarifárias exercidas no Brasil. Além disso, a bandeira tarifária acionada para o mês dezembro foi a vermelha (patamar 2), que apresenta um custo de R$5 a cada kWh (kilowatts por hora) consumidos.

A bandeira continua nesse patamar por causa das condições hidrológicas desfavoráveis e principalmente a redução dos níveis dos principais reservatórios do Sistema Nacional.

Por isso, no post de hoje vamos te ensinar a se livrar das bandeiras tarifárias e economizar na conta de luz. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

células fotovoltaicas para se livrar das bandeiras tarifárias

Entenda como funciona o sistema de bandeiras tarifárias

O sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo indicar aos consumidores os valores reais da geração de energia elétrica no Brasil. Entender seu funcionamento é consideravelmente simples: uma vez que as cores verde, amarelo e vermelho são usados para indicar quanto a energia está custando devido suas condições de geração.

Por meio das bandeiras tarifárias a conta de luz ficou mais transparente para os consumidores. Revelando todas as informações necessárias para que as pessoas utilizem a energia elétrica de forma mais consciente.

No entanto, vale lembrar que as bandeiras tarifárias não promovem, o aumento de custos ou da tarifa. O sistema utiliza suas métricas para promover um ajuste mais harmônico ao fluxo de custos praticados na conta de luz.

Como se livrar das bandeiras tarifárias?

Para economizar na conta de luz e se livrar das bandeiras tarifárias é fundamental seguir uma série de ações que além de gerar economia, auxiliam a preservação da natureza. Algumas dicas já conhecidas como: tomar banhos mais rápidos de até cinco minutos, colocar o chuveiro em temperaturas menores no verão são muito úteis.

Mas para garantir uma economia significativa na conta de luz é preciso ir muito além disso. Confira a seguir o que você pode fazer:

se livre das bandeiras tarifárias

Invista em energia renovável

Os aumentos constantes na conta de luz fazem da energia renovável um investimento cada vez mais rentável e seguro. A energia solar é uma ótima alternativa para quem deseja se livrar das bandeiras tarifárias, uma vez o sistema de créditos solares é a opção ideal para pagar menos pela luz.

O sistema de créditos caracteriza-se em descontos obtidos por meio da energia elétrica excedente gerada por um sistema fotovoltaico. Onde a energia excedente é enviada para a distribuidora local de energia, retornando para o consumidor em forma de créditos.

Com isso, é possível alcançar a independência energética e gerar a própria energia para suprir suas necessidades.

conheça as usinas solares e se livre das bandeiras tarifárias - p20

Fique atento aos eletrodomésticos que mais gastam energia

Outra maneira muito simples de economizar e se livrar das bandeiras tarifárias é tomando cuidado com os eletrodomésticos que consomem mais energia elétrica. Nesse sentido, as dicas sobre o uso do chuveiro são fundamentais, mas também é possível reduzir o consumo tomando algumas ações preventivas.

É possível regular a temperatura interna da sua geladeira com o manual de instruções do modelo, não colocar alimentos quentes dentro. Além disso, abrir um espaço maior para a ventilação na parte de trás da geladeira pode ajudar, lembrando de nunca utilizar as grades para secar roupas.

Também é fundamental utilizar bem a iluminação natural, aproveitando ao máximo a luz do sol durante o dia. Lâmpadas econômicas são uma boa opção para reduzir o consumo energético ao mês.

Para se livrar de vez das bandeiras tarifárias, o importante é utilizar a energia elétrica de forma consciente, e é claro investir em um sistema de energia solar para contar com os descontos provenientes da energia excedida. O artigo de hoje foi útil? Não perca tempo e continue aprendendo as tecnologias solares.