5 (100%) 5 votes

Conheça as principais usinas solares do mundo.

A energia solar fotovoltaica tem conquistado cada vez mais adeptos. E isso é resultado tanto das economias na conta de luz proporcionadas quanto pela autonomia gerada em maneira limpa e sustentável. Nesse sentido, o esforço feito para criar grandes soluções para a geração da energia solar, também tem sido progressivo.

Um dos maiores destaques dentro da energia fotovoltaica são as usinas solares. Elas têm sido priorizadas em detrimento das fontes de energia poluentes e não renováveis. Além de serem uma das melhores tecnologias e estruturas utilizadas na geração da energia fotovoltaica.

Quer saber mais? A seguir elaboramos um guia rápido sobre as usinas solares mais impressionantes do mundo. Continue acompanhando para se inspirar nos melhores exemplos da atualidade!

conheça as principais usinas solares do mundo

Planta Solar 20 (PS20)

Ocupando a marca de usina de energia fotovoltaica CSP mais potente de todo o mundo até o ano de 2014, temos a usina solar Planta Solar 20. Sendo localizada em Sanlúcar la Mayor (Espanha), sua incrível capacidade de abastecimento de até 10 mil residências era um de seus maiores diferenciais.

Além disso, sua complexa e pluralizada engenharia contava com a ajuda de um bombeamento de água e vaporização para girar suas enormes turbinas e gerar a energia.usinas solares - p20

Kyocera Floating Solar Plant

Quando o assunto é encontrar inspiração, o Japão sempre ocupa um espaço notável, e no segmento de usinas solares não é diferente. A Kyocera Floating Solar Plant é um ótimo exemplo disso, mesmo com os diversos percalços geográficos e climáticos do Japão, como o relevo irregular, essa usina solar trouxe inovação para o segmento solar.

O projeto que foi lançado em 2018, impressiona os entusiastas da energia solar por sua improvável localização, além de sua capacidade de abastecer cerca de 5 mil lares. Tudo isso por meio de 51 mil painéis flutuantes, sendo uma das usinas solares flutuantes mais potentes de todo o mundo.

kyocera floating solar - usinas solares

Fazenda solar da Disney

Não é só o Japão que impressiona no segmento fotovoltaico, os Estados Unidos da América também possuem ótimos exemplos para você se inspirar. Como é o caso da fazenda solar da Disney, uma grandiosa estrutura que leva o formato do personagem mais icônico da companhia: Mickey Mouse.

Além do seu visual diferenciado, a usina solar americana conta com uma alta eficiência energética, suprindo a necessidade de até mil residências. Uma vez que ocupa cerca de 8 hectares, localizados próximas às imediações do World Drive, em Orlando, na Flórida.

usinas solares - disney

Les Mées

A Les Mées é uma usina solar localizada nas colinas de La Colle de Mées, região do sul da França, que pode produzir até 100 MW de energia limpa. Ou seja, as instalações podem suprir a necessidade de até 12 mil famílias de consumo médio de energia elétrica.

Outro aspecto importante dessa usina é: sua localização, que foi escolhida estrategicamente para obter a maior irradiação solar possível.

usinas solares les mees

Usina solar no Estádio Mineirão

O Brasil também possui usinas solares incríveis, como é o caso da Usina solar no Estádio Mineirão, instalado na região da Pampulha, em Belo Horizonte. Sendo a maior usina fotovoltaica em pleno funcionamento do País.

Toda a construção e instalação da usina manteve a arquitetura original do estádio, mantendo a fachada e o interior do Mineirão intactos. A usina conta com seis painéis instalados na cobertura do estádio e a subestação de alimentação conectadas aos sistemas público de energia elétrica.

A energia produzida no estádio tem a capacidade de abastecimento de até 1200 residências em Belo Horizonte, Uma vez que apenas 10% da energia gerada já é capaz de suprir as necessidades energéticas do Mineirão.

Agora que você já conheceu as principais usinas solares do mundo, não deixe de ler nosso artigo sobre as tendências do mercado de energia solar e continue aprendendo!

energia solar elétrica mineirão usinas solares