Empresa de energia solar – Tudo que você precisa saber para abrir uma

A busca por fontes de energia que não degradam o meio ambiente é cada vez maior em todo o mundo. Essa realidade pode ser explicada pela conscientização em relação à necessidade da preservação da natureza e seus recursos naturais. Além disso, há a necessidade de reduzir custos, uma vez que as distribuidoras de energias praticam preços inacessíveis para grande parte da população.

Desse modo, a energia solar fotovoltaica vem como uma alternativa capaz de possibilitar o desenvolvimento sustentável e garantir um investimento com ótimos rendimentos. Nesse contexto, diversos empreendedores têm enxergado o grande potencial desse segmento e decidido investir.

No artigo de hoje vamos falar sobre tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de energia solar, destacando as principais vantagens desse mercado, além do passo a passo completo para iniciar o seu novo negócio. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Qual o papel das empresas de energia solar?

Antes de abrir a sua própria empresa de energia fotovoltaica, é preciso entender qual é a função desempenhada por esse tipo de negócio. As empresas de energia solar além da instalação, podem comprar todos os componentes que formam um sistema de geração de energia solar para revenda, como por exemplo: painéis solares, estruturas de fixação, entre outros.

No entanto, isso não é uma necessidade. A empresa de energia solar pode apenas intermediar o contato dos clientes com os fabricantes e fornecedores e tratar apenas do projeto, instalação e conexão na distribuidora de energia.

Por que investir no setor fotovoltaico?

Para decidir se o segmento fotovoltaico é realmente para você, é fundamental conhecer os principais motivos para investir no mercado solar no Brasil. Confira as principais vantagens:

A conta de luz está cada vez mais cara

Qualquer consumidor que utiliza a rede elétrica pública pode observar os aumentos constantes dos custos na conta de luz. Segundo um levantamento feito pelo G1, entre os anos de 2014 e 2017, a tarifa média dos consumidores residenciais acumulou uma alta de até 31,5% e a estimativa é que até o final deste ano chegue a 44%.

Desse modo, a energia fotovoltaica é uma excelente opção para redução dos custos referentes à conta de luz. Isso fez com que muitos consumidores começassem a gerar a própria energia.

Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de energia solar (3)

A energia fotovoltaica pode ser instalada no local de consumo

Diferente de outras fontes de energia, o sistema de energia solar pode ser instalado no próprio local de consumo (no telhado da residência ou empresa). Isso faz com que a energia fotovoltaica seja a mais versátil e eficiente entre as alternativas sustentáveis.

Além disso, esse aspecto contribui para a otimização da eficiência da energia solar, uma vez que os sistemas podem se espalhar por milhões de telhados em todo o Brasil.

A energia solar é um ótimo investimento

Com os aumentos constante da conta de luz, o retorno sobre o investimento em sistemas de geração de energia solar fica cada vez mais rápido. Isso acontece pois além da economia resultante da geração de energia, o sistema de compensação de créditos também contribui para o “payback” do sistema fotovoltaico.

Desse modo, a independência energética garante que os consumidores gerem sua própria energia, além de lucrar com com os valores da energia solar excedente produzida. Esses fatores fazem com que a energia fotovoltaica seja um ótimo investimento.

Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de energia solar (1)

Como abrir minha própria empresa de energia solar?

Assim como qualquer outro segmento do mercado, o empreendedor que deseja iniciar carreira no setor solar, deve seguir um passo a passo básico para garantir o sucesso. Acompanhe a seguir o que você deve fazer para garantir que tudo seja feito da maneira correta:

Passo 1 – faça um curso de energia fotovoltaica

Assim como qualquer outro segmento, é fundamental se instruir antes de iniciar sua carreira e seu empreendimento fotovoltaico. Para isso existem cursos preparatórios de energia fotovoltaica, com diversos módulos para te preparar da maneira adequada.

Você deve escolher os cursos de acordo com sua necessidade, mas para abrir uma empresa de energia solar existem alguns aspectos imprescindíveis. É recomendado que você comece sua preparação com um curso básico introdutório, em seguida busque um módulo de instalação de sistemas solar e, por fim, um curso sobre marketing de conteúdo.

Dessa maneira, além de aprender tudo o que precisa saber para iniciar o negócio, você saberá instruir seus clientes. Uma vez que terá o conhecimento sobre as principais tecnologias e recursos fotovoltaicos.

Passo 2 – entenda todas as regulamentações ANEEL

Logo após adquirir os conhecimentos necessários para lidar com a energia solar em seu cotidiano, o próximo passo é entender todas as regras de utilização da energia solar. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) é responsável por criar as leis e regulamentações para o segmento fotovoltaico.

As principais leis são a RN482 e a RN687, então não deixe de estudar e conhecer a fundo todas as normas para a regulamentação da instalação e conexão à rede de energia pública.

Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de energia solar (4)

Passo 3 – contrate um profissional de engenharia elétrica

No caso de você não ser um engenheiro eletricista formado, já te adiantamos a necessidade de uma profissional da área em seu quadro de funcionários. Isso acontece pois apenas os engenheiros eletricistas podem assinar o projeto de instalação do sistema fotovoltaico

Passo 4 – monte a equipe inicial da sua empresa de energia solar

Agora que você já realizou todos os passos anteriores, chegou a hora de elaborar o seu quadro de funcionários. Não existe uma receita pronta para esse processo, mas para garantir que a sua empresa conseguirá atender os clientes, você vai precisar de:

  • Escritório: Ao menos um funcionário deve ser encarregado de falar com os clientes pela internet e telefone na fase inicial do empreendimento. É muito importante que esse colaborador conheça o segmento fotovoltaico para que os clientes sejam atendidos de forma eficiente.
  • Equipe de instalação: Para conseguir instalar o sistema solar da maneira adequada, você vai precisar de ao menos 1 eletricista e 1 ajudante. Vale ressaltar que essa equipe deve ser qualificada para trabalhar em locais altos e efetuar a instalação correta dos equipamentos.
  • Equipe de vendas: Por fim é necessário montar uma equipe de vendas para conversar e realizar visita aos potenciais clientes. Uma boa dica é contratar profissionais que conheçam estratégias de marketing para alavancar o seu negócio.

Passo 5 – procure bons fornecedores

Para iniciar as operações da sua empresa de energia fotovoltaica, o caminho mais fácil é optar por um fornecedor que tenha todos os equipamentos necessário para a instalação. Painéis solares, estrutura de fixação, inversores e todos os materiais elétricos.

Lembre-se de pesquisar bastante e negociar os termos do acordo entre o seu empreendimento e o fornecedor, garantindo um contrato vantajoso para as duas partes.

Pronto! Você já sabe tudo o que precisa para abrir uma empresa de energia solar e fazer parte de um dos setores que mais cresce no Brasil. Aproveite para ler o nosso guia de instalação de energia solar. Até a próxima!

Artigos recomendados:

[wp_show_posts id=”2880″]

5 Comments

  1. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  2. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  3. Pingback: 4 estratégias de marketing para a sua empresa de energia solar – Empreendedorismo Solar

  4. Pingback: Energia Solar - Soliens | curso de energia solar, placa solar

  5. Pingback: Os 7 mitos sobre a Energia Fotovoltaica – Energia Solar | Soliens

Comments are closed.