5 (100%) 6 votes

Uma das maneiras mais eficientes de reduzir a emissão de poluentes no meio ambiente é por meio da utilização de fontes de energia renovável limpa. Também chamada de energia alternativa ou energia limpa, são as chamadas qualquer energia obtida por meio de fontes renováveis limpas e não geram impactos negativos ao meio ambiente.

Reduzir as emissões de CO2 é a missão de muitos países. Todavia, a fonte de energia mais utilizada ainda é o carvão, superando as hidrelétricas, os sistemas de geração fotovoltaico e eólico.

Nossa matriz energética é, fortemente marcada pelas termelétricas, que são abastecidas por combustíveis fósseis no Brasil. Esse tipo de energia é poluente e, além de prejudicar o planeta, prejudica a saúde da população.

Para além de um recurso essencial para a manutenção do equilíbrio no planeta, a energia renovável tem se solidificado como um dos mercados mais promissores para as próximas décadas. Quer saber por quê? Confira 5 grandes motivos para investir em energia renovável:

1. É uma alternativa ecologicamente sustentável

Muitas empresas estão preocupadas com o meio ambiente e trabalhar com processos sustentáveis. Desse modo, as fontes de energia renovável buscam não agredir ou poluir a natureza.

Na energia solar, por exemplo, a grande maioria dos equipamentos utilizados são recicláveis, sendo mais um aspecto que contribui para o meio ambiente. Sem falar dos custos com descarte que vem aumentando nos últimos anos.

Por isso, investir em reciclagem é um aspecto muito relevante para motivar os investimentos em um sistema de energia fotovoltaica.

energia renovável

2. Promove o green marketing

Recentemente podemos observar a Apple investir em uma usina de produção de energia solar na Califórnia. Além de outros investimentos feitos em outros tipos energia renovável, assim como a Amazon e o Google.

Desse modo, as grandes empresas ditam a busca por fonte de energia renovável, promovendo cada vez mais o green marketing no mundo. No Brasil podemos observar um dos maiores estádios de futebol ser abastecido por uma usina solar própria, o Mineirão em Belo Horizonte.

energia renovável

3. É um mercado que cresce cada vez  mais

Atualmente diversos programas de incentivos públicos e privados são criados para ressaltar a importância de se investir em energia renováveis. Nesse contexto, cidadãos e empreendedores de todos os portes buscam alternativas para consumir energia limpa.

Com isso o mercado de energia renovável cresce cada vez mais, mesmo durante períodos de recessão o segmento de energia fotovoltaica cresceu e tornou o Brasil o oitavo produtor de energia eólica no mundo.

4. O setor de energia renovável emprega milhões de pessoas

O setor de energia renovável, que inclui as grandes hidrelétricas, cria empregos para cerca de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. Sendo uma ótima oportunidade de investimento no Brasil, uma vez que o território nacional é repleto de recursos naturais.

Os empresários que pretendem investir na energia solar podem contar com cerca de 2.500 horas de sol por ano, criando uma média de 4,5 a 6 kWh por dia, mesmo no inverno. Quando comparamos esses dados com a potência solar Alemanha conta com apenas metade do nosso recurso solar

Entendeu por quê a energia renovável é um ótimo investimento? Você já utiliza alguma fonte de energia limpa em seu cotidiano? Não se esqueça de deixar sua dúvida ou opnião nos comentários abaixos!

energia renovável