5 (100%) 4 votes

Energia solar on-grid e OFF-GRID: entenda a diferença.

Utilizar fonte de energia limpa (aquelas que poluem durante sua produção ou utilização) já é uma preocupação comum entre os consumidores. Desse modo, quem deseja economizar e ser sustentável no Brasil, pode contar com o auxílio da energia solar fotovoltaica, uma vez que o território nacional recebe um dos maiores índices de raios solares do mundo.

No entanto, quem começa a aprender melhor sobre o segmento de energia solar, logo se depara com a seguinte dúvida: qual tipo de sistema solar é o mais adequado?

Para responder essa dúvida, no post de hoje vamos falar sobre a energia solar on-grid e off-grid, explicando a diferença e destacando suas vantagens e desvantagens. Continue acompanhando!

Sistema de energia solar on-grid

A principal característica do sistema de energia solar on-grid é a necessidade da conexão à rede elétrica local. Isso acontece pois, esse tipo de sistema não produz energia o suficiente para ser autônomo.

Entretanto, é fundamental regularizar sua mini usada junto à distribuidora de energia elétrica da sua região. Dessa forma,  o medidor instalado conseguirá identificar se os kWh produzidos ao longo do mês foram excedentes à quantidade utilizada

Tudo que é produzido a mais pode ser enviado para a distribuidora de energia, para ser convertidos em créditos na conta de luz. Com isso, é possível conseguir descontos em sua conta de luz, mas caso você não regularize isso, toda a energia excedente é doada.

Energia solar on-grid e OFF-GRID entenda a diferença (1)

Sistema de energia solar off-grid

Já o sistema de energia solar off-grid caracteriza-se por ser autônomo, podendo ou não estar conectado à rede elétrica local. Mas, o que define mesmo esse tipo de sistema, é a sua capacidade de produzir energia o suficiente para suprir as necessidades do local onde foi instalado, fazendo com que a força fornecida pela distribuidora local não seja necessária.

O sistema Off Grid é autônomo, e pode estar ou não interligado à rede elétrica de distribuição local. Contudo, o que define esse sistema é que ele produz energia suficiente para manter o local onde está instalado, o que significa que sua micro usina não necessita da força fornecida pela rede elétrica local.

Mesmo assim, de acordo com o seu tipo de ligação elétrica, é possível que você ainda tenha que pagar a tarifa mínima da sua conta de luz. Ao contrário do sistema on-grid, o off-grid não pode vender a energia excedente produzida para a distribuidora local de energia.

Ainda existe a possibilidade de não conectar o sistema de energia solar off-grid à concessionário local. Dessa maneira, você não precisa pagar nenhuma taxa ao governo, mas acaba gastando um pouco mais, pois o seu sistema precisará ser capaz de armazenar energia, pois existem momentos onde a energia solar não pode ser produzida com eficiência.

Energia solar on-grid e OFF-GRID entenda a diferença (1)

Quais são as vantagens e desvantagens do sistema on-grid?

Uma das principais vantagens desse tipo de sistema é a sua eficiência de cerca de 30% a mais do que o sistema de energia solar off-grid. Isso acontece pois não não há necessidade da utilização de baterias e controladores de carga no sistema.

Além disso, o sistema de energia solar on-grid permite a utilização do sistema de créditos solar, nos casos onde há a produção de energia excedente. Já a maior desvantagem está na obrigatoriedade da conexão à rede pública de distribuição.

A falta de um sistema de armazenamento também pode ser considerada uma desvantagem. Nos casos onde a energia produzida não é o suficiente, o proprietário precisar pagar a conta de luz caso não tenha créditos disponíveis na concessionária local.

Quais são as vantagens e desvantagens do sistema off-grid?

Já o sistema de energia solar off-grid pode ser considerado mais vantajoso para regiões remotas, além da possibilidade da independência da rede elétrica pública. Também é possível alcançar a isenção de pagamentos de conta de luz e contar com um sistema de armazenamento de energia.

Já as desvantagens estão atribuídas na necessidade de utilização de baterias e controladores de carga, resultando em um custo mais elevado para o sistema. Além de possuir uma eficiência menor quando comparado aos sistemas on-grid.

Para escolher o sistema de energia mais adequado para suprir suas necessidades, é importante avaliar com cuidado as vantagens e desvantagens de cada tipo. Lembre-se de pesquisar bastante e caso seja necessário, busque uma ajuda profissional.

Não se esqueça de deixar sua dúvida ou comentário no post! Você já utiliza algum sistema de energia solar? Ele é on-grid ou off-grid? Até a próxima!