Instalação de energia solar – Descubra como é feita

Instalação de energia solar, você sabe como é feita?

Os aumentos constantes na conta de luz preocupam diversos consumidores. Entretanto, a instalação de um sistema de energia solar vem se mostrando uma ótima alternativa para quem deseja economizar, além de ser uma opção que ajuda o meio ambiente pois não emite nenhum resíduo poluente.

A economia e os benefícios para a natureza não são os únicos fatores que explicam o crescimento da utilização da energia fotovoltaica. O desenvolvimento de novas tecnologias e o aumento de crédito para o financiamento de sistemas de geração também são aspectos que impulsionam o setor no Brasil.

E foi por isso que no artigo de hoje elaboramos um guia completo sobre como escolher o sistema ideal para você em seguida vamos detalhar o processo de instalação da energia solar, com dicas e o passo a passo completo. Continue acompanhando!

Como escolher o sistema ideal para instalação de energia solar?

Para escolher um sistema de geração de energia fotovoltaica capaz de suprir todas as necessidades seja de uma empresa ou residência, antes é preciso levar certos aspectos em consideração.

instalação de energia solar (5)

Pensando em facilitar o processo de escolha separamos 3 passos para te ajudar:

1. Faça uma análise da conta de luz

O passo inicial para encontrar o sistema ideal para a empresa ou residência em questão é: realizar uma análise da conta de luz, verificando o consumo mensal. Para isso, é preciso procurar o valor do consumo mensal medido em kWh.

É com base nesse número que será possível verificar quanto o local de instalação do sistema de energia solar gasta por mês. Dessa forma também é possível descobrir qual a potência necessária para suprir todas as necessidades de consumo adequadamente,  

2. Realize a simulação do tamanho do sistema de energia fotovoltaica

Agora que você já identificou o consumo mensal de energia na conta de luz, é possível realizar a simulação do tamanho ideal da instalação do sistema de geração de energia solar. Ao contrário do que muitos pensam, esse processo é muito simples, basta visitar o nosso simulador solar.

Para utilizar o simulador é preciso preencher o consumo médio por mês medido em kWh e informar o valor do kWH da sua região ou cidade mais próxima. Desse modo, é possível identificar o tamanho capaz de suprir o consumo mensal, além de estimar qual será a economia mensal após a instalação.

3. Pesquise para encontrar o melhor custo de instalação

Após encontrar o tamanho adequado do sistema que seja capaz de suprir o consumo mensal de energia, chegou a hora de avaliar os preços de instalação da energia fotovoltaica.

Nesse tópico é importante ressaltar: você só pode instalar sozinho os painéis caso seja um técnico ou engenheiro devidamente capacitado. Pois pode ser perigoso no caso de algo não ser feito corretamente. Além disso a energia fotovoltaica só pode ser conectada ao sistema atual da residência ou empresa com uma autorização da distribuidora de energia.

Para conseguir essa autorização é necessário fechar parceria com um engenheiro eletricista, pois apenas esses profissionais podem fazer a solicitação. Por isso, é fundamental contratar uma empresa especializada no segmento para garantir que tudo dê certo.

instalação de energia solar (4)

Quais são os procedimentos para instalar o sistema?

Para continuar nosso guia agora vamos falar sobre o procedimento padrão de instalação do sistema de geração de energia solar.

  • Agende uma visita técnica no local para formalizar o orçamento do sistema;
  • Em seguida o projeto de instalação será elaborado e enviando para a distribuidora de energia da região. Desse modo é possível agilizar o processo de conexão à rede, que pode ser um pouco burocrático;
  • Após finalizar o projeto é preciso avaliar o melhor local para colocar as placas e para em seguida realizar os processos de instalação;
  • Depois de instalar devidamente o sistema de energia fotovoltaica, é preciso homologar a instalação dos painéis na distribuidora dos equipamentos

Quais são os equipamentos que formam o sistema?

O kit de energia fotovoltaica é composto geralmente pelos seguintes itens: painel solar, inversor solar, equipamentos e a estrutura de fixação do painel solar, cabos e conectores. além de outros materiais elétricos como disjuntores etc.

É muito importante saber quais são os equipamentos necessários e ficar sempre de olho nos aprimoramentos e tendências do segmento fotovoltaico.

instalação de energia solar (3)

Como é feita a instalação do sistema de energia solar?

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre o sistema de energia fotovoltaica, vamos resumir de maneira objetiva e didática os procedimentos de instalação das placas solares:

1. Marcação do local ideal para os painéis solares

Por meio do layout elaborado para o sistema de geração de energia fotovoltaica, os responsáveis pela instalação vão até o teclado do local para desenhar onde será instalado cada painel solar.

2. Instalação dos suportes

Em seguida é o momento de iniciar a instalação dos suportes onde serão alocados os painéis solares. Esse procedimento pode mudar de acordo com o tipo de telhado do local. No caso de telhado de barro, as telhas são removidas de acordo com a marcação feita, e os suportes são aparafusados para fixar a base do sistema de geração.

Já no caso de telhados de metal ou sem telhas, a instalação é um pouco mais simples, pois é possível instalar o suporte na própria telha, sendo um procedimento mais seguro contra infiltrações.

3. Instalação das estruturas de fixação

Todas as estruturas de fixação do sistema de geração são pré-fabricadas, geralmente em alumínio, mas já podemos encontrar outras opções no mercado. Caracterizam-se por trilhos que promovem o encaixe adequado nos suportes, resultando no local ideal para fixar os painéis solares

4. Fixação dos painéis e conexão dos cabos

Após a devida instalação dos equipamentos de suporte e fixação do sistema de energia solar, finalmente chegou o momento de instalar os painéis no local marcado e conectar todos os cabos.

5. Ligar os painéis solares ao inversor e conectar à rede elétrica do local

Concluídos todos os procedimentos listados, chegou o momento de conectar os painéis solares ao inversor e realizar a instalação junto a rede elétrica do local. Vale ressaltar que a conexão só pode ser realizada mediante a autorização da distribuidora de energia.

instalação de energia solar (1)

Pronto, agora o sistema de energia fotovoltaica já estará produzindo energia elétrica. E o melhor: a economia na conta de luz começa no mesmo instante.

Esperamos que o nosso guia sobre a instalação de energia solar tenha sido útil para você! Para continuar aprendendo sobre o segmento de energia fotovoltaica, não deixe de ler nosso artigo sobre os 6 motivos para fazer um curso de energia solar hoje mesmo!

3 Comments

  1. Pingback: Conheça as principais tecnologias do mercado de energia solar – Empreendedorismo Solar

  2. Pingback: Células fotovoltaicas – Você sabe como funcionam? – Caio Almeida

  3. Pingback: Entenda o que é Sistema Solar Híbrido | Energia Solar | Soliens

Comments are closed.