5 (100%) 7 votes

Quer cuidar do planeta mas não sabe quais atitudes práticas tomar para isso?

A sustentabilidade é um assunto cada vez mais presente no cotidiano das empresas e da sociedade. Por esse motivo, o desenvolvimento sustentável já é obrigação das empresas. Isso porque elas precisam reduzir a emissão de poluentes e comprovar a sustentabilidade do negócio para conseguir um CNPJ. Ou seja, cuidar do planeta não é mais uma opção, é uma necessidade.

O desenvolvimento sustentável caracteriza-se pela preservação do meio ambiente por meio de estratégias e ações. Sendo a única maneira de garantir a existência de recursos naturais para as gerações futuras.

Por isso, no post de hoje vamos elaborar um guia completo com 7 maneiras de cuidar do planeta e colocar em prática o desenvolvimento sustentável. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

1. Plantar árvores

plantar árvore e cuidar do planeta

Para cuidar do planeta é imprescindível plantar e cuidar das árvores, uma vez que apresentam diversas funções importantes para o meio ambiente. As árvores contribuem diretamente para a purificação e umidade do ar. Elas retiram gases tóxicos e transformam em oxigênio limpo para a atmosfera.

Vale ressaltar que uma árvore adulta tem capacidade de absorção de até 250 litros de água por dia. E isso é muito importante também para evitar enchentes nas grandes cidades. Além disso, a cobertura que as árvores fornecem diminuem a quantidade de pingos de chuva que atingem o chão, diminuindo a erosão do solo.

Combater a erosão do solo é uma tarefa imprescindível quando o assunto é cuidar do planeta, pois esse fenômeno atinge o meio ambiente de diversas maneiras. Como nos rios, onde toda a terra que chega até o rio por meio das erosões, vão diminuir o nível do rio, tornando o corpo d’ água cada vez mais raso.

Além de afetar a germinação de sementes que caem no solo, as erosões também são responsáveis por secar os lençóis freáticos. Isso acontece pois um solo sem vegetação não consegue absorver a água.

2. Reduzir e separar o lixo

Se você deseja de fato cuidar do planeta, o mais indicado é começar por pequenas ações diárias. Sendo a redução e a reciclagem do lixo uma ótima maneira de começar a fazer a diferença.

Os materiais recicláveis são resíduos que podem ser reutilizados, retornando para a cadeia produtiva. Seja para virar o mesmo produto ou até mesmo um produto completamente diferente do original. Exemplos: latas de alumínio, papelão, plásticos em geral e eletrônicos e seus componentes.

Dessa maneira, é possível reduzir a quantidade de lixões e aterros sanitários, uma vez que apenas os resíduos orgânicos e não reaproveitáveis são destinados para essas estações. Vale lembrar que a maior parte dos resíduos sólidos produzidos em residências podem ser reaproveitados.

Porém, para separar o lixo doméstico corretamente é preciso efetuar algumas ações para garantir o reaproveitamento dos materiais separados. Como por exemplo: separar todo o material orgânico (alimentos ou cascas de frutas.) dos resíduos sólidos (metais, papéis e plásticos).

Também é importante lavar embalagens que se encaixam no tipo longa vida, e embrulhar materiais cortantes para proteger os catadores de materiais recicláveis. Outro aspecto muito importante para se levar em consideração é que certos materiais devem receber uma atenção especial, como pilhas e baterias.

3 Economizar água

economizar água e cuidar do planeta

Todo mundo já sabe que a Terra possui enormes quantidades de água em sua superfície. No entanto, 97% dessa água é composta por mares e oceanos, ou seja, são impróprias para o consumo humano devido sua alta quantidade de sal. Mesmo com processos de dessalinização, o alto custo acaba fazendo dessas águas inviáveis para a população.

O restante da água potável está localizado em sua grande maioria nas calotas polares. As outras parcelas estão divididas em 18% em águas subterrâneas, 7% para lagos e rios e apenas 4% para a umidade do ar.

Por isso, economizar água é uma maneira fundamental de cuidar do planeta e garantir a existência de água potável para as futuras gerações. Vale ressaltar que a demanda e o consumo de água crescem progressivamente no mundo, seja para produção de itens e alimentos, seja para a sobrevivência da população.

É possível economizar água de diversas maneiras, ações simples como reduzir o tempo de banho, lavar o carro apenas com balde e definir um dia para lavar roupa são essenciais. Mas, outra dica muito importante é identificar todos os vazamentos na sua casa, basta fechar o registro de todas as torneiras e observar o hidrômetro com atenção.

Caso o ponteiro continue se mexendo, procure um profissional para identificar onde está acontecendo o vazamento. Lembre-se de estimular seus amigos e vizinhos a também economizarem água, pois quando o assunto é cuidar do planeta, todos devem fazer a sua parte.

4. Utilizar energia limpa para cuidar do planeta 

energia solar no campo cuidar do planeta

Outra maneira de cuidar do planeta que está em evidência é a utilização de energia limpa, como é o caso da energia solar. No entanto, muitas pessoas pensam que esse tipo de geração de energia não causa nenhum tipo de impacto para o planeta.

A energia limpa caracteriza-se em uma fonte de energia que não produz poluentes, causando impacto apenas nos locais de instalação dessas usinas. Mas a boa notícia é que os constantes avanços tecnológicos são responsáveis por criar fontes de energia limpas que causam cada vez menos impactos ambientais.

Um bom exemplo é a energia fotovoltaica, pois até pouco tempo atrás, os sistemas solares exigiam o uso de baterias para armazenar a energia produzida. Entretanto, com as novas regras da ANEEL, é possível trocar a energia produzida por créditos solares, dispensando o uso de baterias e aumentando a economia dos consumidores.

Isso contribuiu para diminuir significativamente os impactos causados para energia fotovoltaica,. Isso faz com que esse tipo de geração seja uma das formas mais benéficas para o planeta. Além de reduzir os altos gastos dos consumidores com a conta de luz, juntando economia e sustentabilidade para cuidar do planeta e fazer a diferença.

5. Usar transporte público ou dividir caronas

O Co2 (dióxido de carbono) que é emitido pelos automóveis é o principal responsável pela poluição que afeta diretamente a camada de ozônio. No entanto, é possível diminuir a quantidade de CO2 lançado diariamente com ações simples como andar de ônibus ou até mesmo dividir caronas para cuidar do planeta.

Utilizar o transporte público é uma atividade rotineira de diversas pessoas, mas é importante ressaltar que essa pequena ação pode reduzir consideravelmente a emissão de poluentes. Só para você ter uma ideia, os carros são responsáveis por cerca de 90% da poluição em São Paulo.

Por isso, optar pela utilização do ônibus, metrô ou dividir carona é uma ótima maneira de economizar e cuidar do planeta.

6. Só utilizar marcas limpas e sustentáveis

cuidar do planeta com marcas sustentáveis

O marketing verde já faz parte da grande maioria das empresas, uma vez que os consumidores estão cada vez mais antenados para as questões ambientais. Com isso, diversas marcas procuram deixar bem claro que utilizam produtos reciclados, fontes de energia limpa, entre outras características fundamentais para cuidar do planeta.

As marcas limpas e sustentáveis utilizam ações socioambientais para oferecer um diferencial competitivo para os consumidores. No entanto, é importante acompanhar de perto os valores, as ações e atitudes das suas marcas preferidas em prol do planeta.

Desse modo, os consumidores que desejam diminuir os impactos negativos causados ao meio ambiente, devem dar preferência para marcas sustentáveis. Essa pequena ação pode fazer uma diferença enorme e te ajuda a cuidar do planeta.

7. Evitar o uso de embalagens descartáveis e sacolas plásticas

cuidar do planeta e reciclar

Por último, mas não menos importante, está a diminuição de embalagens descartáveis e sacolas plásticas. Essa é uma ação fundamental para cuidar do planeta pois a grande maioria dos plásticos ainda são feitos com petróleo, sem contar com a grande quantidade de plásticos que são jogados em oceanos e rios.

No entanto, já existem diversas opções mais benéficas para o meio ambiente, como embalagens que utilizam o milho ou até mesmo plásticos reciclados. Mas, mesmo com plásticos que se decompõem mais rapidamente, ainda é essencial diminuir a utilização dessas embalagens para cuidar do meio ambiente.

Na hora de fazer suas compras, sempre dê preferência para embalagens de papel, papelão ou vidro. Uma dica importante é ter atenção redobrada com as embalagens do tipo longa vida, uma vez que esse tipo de produto normalmente conta com finas camadas de plástico que dificultam a utilização.

Já as embalagens descartáveis (copos, canudos, entre outros) são outro problema sério que afeta negativamente o planeta. Por isso, sempre evite esse tipo de embalagem ou em último caso tente reutilizar ao máximo o produto.

Quando o assunto é a reutilização indefinida de embalagens de plástico, como, por exemplo, garrafinhas de água, é imprescindível ter cuidado redobrado. Pois, esse tipo de embalagem costumam criar diversas bactérias e soltar micropartículas plásticas durante a reutilização, prejudicando a saúde dos consumidores.

E aí, entendeu as 7 maneiras de cuidar do planeta? O mais importante é entender que pequenas ações podem contribuir muito para o meio ambiente e que cada um deve fazer sua parte para garantir a existência de recursos naturais para as gerações futuras.

Não deixe de praticar todas as ações que listamos no post de hoje, além de procurar constantemente novas maneiras de cuidar do planeta. Para continuar aprendendo sobre as vantagens de cuidar do planeta, não deixe de conferir nosso post sobre a energia renovável!