8 erros de marketing que você está cometendo na sua Empresa de Energia Solar

Para obter sucesso na sua empresa de energia solar, é importante levar em consideração uma série de fatores. No post de hoje vamos falar sobre um em especifico, que anda sendo negligenciado por diversos empreendedores: O Marketing Digital.

O marketing digital pode atuar dentro de um negócio otimizando o número de vendas, mas  os benefícios de utilizar essa estratégia adequadamente vão muito além. Como por exemplo, na construção e na manutenção da sua marca no mercado de energia solar, um fator essencial para garantir o sucesso de vendas e uma ótima experiência para os clientes.

Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre os 8 erros de marketing que você pode estar comentando na sua empresa de energia solar. Continue acompanhando para se certificar que nenhum dos tópicos citados hoje aconteçam no seu negócio!

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1. Não definir o público alvo

Se você trabalha com o marketing digital voltado para o segmento de energia solar, definir o seu público alvo deve ser um processo de extrema importância. Também chamada de persona, o público alvo do seu negócio é a representação dos clientes ideais para a sua empresa de energia solar.

Para identificar sua persona ideal, é preciso levar alguns aspectos em consideração, como a idade, trabalho, hobbies, qual rede social costuma utilizar, etc. Qualquer informação que te ajude a compreender como é o comportamento da persona na rede e quais são os seus problemas é útil na hora de definir o seu público alvo.

O importante é entender que sem essa definição, todas as suas estratégias de marketing digital podem ser comprometidas. Afinal, de nada adiantará criar ótimos conteúdos informativos sobre a energia solar, se o cliente não está interessado sobre o segmento fotovoltaico.

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2. Realizar postagens na hora errada

Uma dúvida comum para quem utiliza o marketing digital voltado para o setor fotovoltaico, é sobre qual é o horário mais adequado para fazer publicações. No entanto, vale ressaltar que não existe uma receita pronta para encontrar o melhor horário, que pode variar de acordo com a plataforma utilizada, como por exemplo, Facebook ou Instagram.

Você pode começar postando nos horários específicos, como na hora do almoço ou no período da noite, quando os clientes já voltaram do trabalho. Mas, não se esqueça de postar com constância e em horários diferentes.

Dessa maneira, você pode utilizar métricas para avaliar o rendimento que cada publicação, com o tempo é possível identificar qual é o melhor horário para o seu público alvo.

Outra estratégia eficiente é sempre optar pelos perfis comerciais, pois esse tipo de conta costuma oferecer dados mais completos sobre o alcance e o engajamento dos seus posts.

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3. Negligenciar os anúncios pagos

Quem lida diariamente com o marketing digital, já sabe a importância dos anúncios pagos para aumentar o alcance e o engajamento da sua empresa de energia solar. No entanto, ainda é comum encontrar empreendedores que negligenciam essa estratégia, seja no momento da segmentação ou até mesmo não utilizando.

Plataformas como o Google ADS e o Facebook ADS , são ferramentas de outro para otimizar seus resultados, além de aumentar o número de vendas. Agora que você já conhece a importância dos anúncios pagos, vamos conversar sobre o processo de elaboração de anúncios.

Na hora de criar um anúncio pago, independente da plataforma utilizada, é fundamental utilizar variações de um mesmo anúncio. Isso acontece pois, quando você utiliza apenas um tipo de anúncio, não é possível criar uma base de comparação.

Ou seja, para identificar o desempenho de um anúncio pago, é necessário utilizar, no mínimo, duas ou três variações do mesmo anúncio. Dessa forma, você pode avaliar o resultado de cada tipo de anúncio para encontrar o mais adequado para o seu público alvo.

Lembre-se, sempre é possível otimizar um anúncio, por isso fique de olho em métricas como: número de leads gerados, números de vendas concretizadas e a taxa de abertura. Com isso, é possível assegurar que cada anúncio pago elaborado seja melhor que o anterior.

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4. Não utilizar o remarketing

Se você é um estudioso assíduo do segmento de marketing digital, com certeza você já conhece o remarketing. Mas, se essa é a primeira vez que você entra em contato com esse termo, não precisa se preocupar.

O remarketing consiste em uma estratégia de marketing para um determinado de clientes/visitantes que já fizeram alguma interação com a sua empresa de energia solar. Seja um orçamento, venda ou até mesmo uma rápida visita em seu site ou redes sociais.

Existem diversas maneiras de se utilizar o remarketing para alcançar melhores resultados para o seu negócio. Como por exemplo: enviar conteúdos relevantes de forma gratuita para quem visita suas páginas ou solicita um orçamento.

Também é possível atuar com uma estratégia de remarketing mais agressiva, onde os clientes recebem boas promoções e descontos após fechar uma venda com a sua empresa. Ou até mesmo utilizar estratégias de anúncios pagos.

Para isso, na hora de segmentar o seu anúncio, é muito importante elaborar uma mensagem especial para quem já visitou o seu site. Como por exemplo: “Dê mais um passo rumo à independência energética”.

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5. Deixar de acompanhar a concorrência

Acompanhar de perto os seus principais concorrentes é uma ótima maneira de identificar quais estratégias geram resultados no segmento fotovoltaico. Além disso, analisar os dados de outras empresas de energia solar, também contribui para identificar o que os seus concorrentes estão deixando de fazer.

Dessa forma, é possível elaborar um serviço ou produto totalmente exclusivo da sua marca, um fator fundamental para garantir uma ótima experiência para os seus clientes. Uma boa dica para quem deseja analisar minuciosamente o desempenho dos concorrentes, é a ferramenta da Fanpage Karma.

Um software onde é possível criar uma lista com os principais concorrentes que você deseja acompanhar dentro do Facebook. Com isso, mesmo na versão gratuita, é possível monitorar uma série de informações de outras empresas de energia solasite de empresa energia solar

6. Utilizar um site não otimizado

Outro erro muito comum em empresas do setor de energia solar, é a utilização de sites não otimizados. Ou seja, aquele tipo de página na internet que demora anos até carregar completamente.

Cada tipo de arquivo que faz parte de uma página na rede, possui um tamanho distinto, como por exemplo uma linha de texto — um arquivo de mídia mais leve que uma imagem. Entre os diversos elementos presentes em um website, as imagens são as principais responsáveis pelo tempo de carregamento da página.

Com isso, grande parte dos visitantes acaba desistindo de conhecer a sua página por completo, ou até mesmo de solicitar um orçamento. Mas, não se preocupe, separamos algumas dicas fundamentais para aprimorar o website da sua empresa.

Com isso, ao utilizar imagens otimizadas, com certeza será uma  ótima maneira de deixar o site da sua empresa de energia solar,muito mais veloz. Para aperfeiçoar as imagens utilizadas em sua página, é possível utilizar ferramentas como o Compress JPEG .

Outro fator responsável por otimizar os resultados do seu website, é o tipo de linguagem utilizada nele. Ela deve ser adequada para o seu público alvo e também deve utilizar gatilhos mentais para contribuir na conversão de leads.

Os gatilhos mentais se caracterizam em estímulos recebidos pelo cérebro, que influenciam diretamente na tomada de decisão das pessoas. Por isso, aprender a estimular esses gatilhos é uma forma de otimizar o seu site e aperfeiçoar sua estratégia de marketing digital.

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7. Utilizar apenas um canal de comunicação

De nada adiantará produzir um conteúdo de qualidade, se os clientes não conseguem se comunicar com você com facilidade. Utilizar apenas um canal de comunicação, afeta negativamente o seu número de vendas.

Por isso, é fundamental disponibilizar diversos canais de comunicação, como por exemplo: e-mail, Whatsapp, chat online. Ou seja, formas variadas e simples do seu público alvo se comunicar com a sua empresa de energia solar.

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8. Ficar acomodado

Mesmo que a sua estratégia de marketing digital já esteja alcançando os resultados esperados, isso só foi possível, devido à acertos do passado. Para garantir que os resultados continuem chegando, é muito importante que o seu negócio esteja em um processo de constantes melhorias.

Lembre-se, mesmo com todas as novidades tecnológicas, métricas para acompanhamento e softwares, um atendimento de qualidade é essencial para qualquer negócio.

Toda empresa que está iniciando sua jornada no segmento fotovoltaico ou até mesmo as mais antigas que não utilizam o marketing digital, é comum cometer esses erros. Entretanto, o importante é garantir que cada erro seja uma oportunidade de aprendizagem.

O que deve ser evitado a todo custo é a persistência em estratégias que não geram bons resultados, e principalmente a ausência de metas bem definidas. Do contrário, a sua empresa de energia solar pode ser afetada negativamente, podendo chegar em um cenário sem solução.

Esperamos que o guia de hoje tenha te ajudado a identificar o que pode ser melhorado na sua estratégia de marketing digital. Continue aprendendo sobre como otimizar o alcance e os resultados da sua empresa de energia solar com o nosso guia sobre as 7 ferramentas de marketing digital. Bons estudos!