Energia solar para motorhome: o que é e como funciona?

Os motorhomes (ou trailers), muitas vezes necessitam de energia elétrica para garantir o conforto de seus usuários. Em alguns casos, pequenos geradores de energia elétrica a diesel são utilizados para suprir a demanda.

No entanto, além de poluir o meio ambiente, a utilização de fontes de combustíveis fósseis não é mais a opção mais viável do ponto de vista econômico. Isso acontece pois a Energia Fotovoltaica cresceu e se desenvolveu, tornando-se a opção mais sustentável e rentável para os consumidores.

Por isso, é cada vez mais comuns encontrar veículos recreativos, como kombis, trailers e motorhomes equipados com um sistema fotovoltaico. Mas, se você ainda não conhecia mais essa funcionalidade das placas solar, o post de hoje é pra você. Continue acompanhando para aprender tudo sobre a Energia Solar para motorhomes!

Energia Solar para motorhome

Conheça um pouco sobre os motorhomes

No Brasil, ainda não é comum encontrar veículos recreativos para se morar ou viajar, mas, é muito comum encontrar esse tipo de veículos em filmes e séries americanas. No geral, os usuários de motorhomes buscam liberdade, mas com conforto e simplicidades.

Por isso, esses veículos são equipados com diversas funcionalidades de uma casa fixa, como, por exemplo, cozinha, banheiro, sala e quartos. Dessa maneira, é possível viajar sem se preocupar com horários, bagagens etc.

Sendo a energia elétrica uma das principais preocupações para os donos de veículos recreativos. Essa demanda normalmente é suprida por um sistema de baterias de 12V ou 24V, que é carregado pelo motor, enquanto ele estiver funcionando.

Também é possível utilizar tomadas de 127 V ou 220 V para carregar as baterias de um motorhome. Mas, é importante ressaltar que nem sempre haverá um local de parada com tomadas.

Além disso, o motor provavelmente não funcionará o tempo todo. Por isso os proprietários de veículos recreativos necessitam de formas de geração de energia alternativas.

energia solar para motor home

Como funciona um sistema de Energia Fotovoltaica?

Os sistemas fotovoltaicos utilizam os painéis solares para captar a luz do sol e convertê-la em uma corrente contínua e gerar energia elétrica. No caso dos motorhomes, as placas são instaladas no teto do veículo.

Por isso, o tamanho disponível para instalação é muito importante, pois dependendo do espaço, o sistema solar irá auxiliar o carregamento das baterias do motorhome. No entanto, já existem opções para suprir toda a demanda do veículo.

Além disso, os sistemas fotovoltaicos também possuem um controlador de carga, um equipamento responsável por proteger as baterias contra sobrecargas. O controlador de carga é instalado entre as placas fotovoltaicas e as baterias, oferecendo uma saída de carga onde é possível ligar cargas de corrente contínua.

Por último, mas não menos importante está o inversor solar, o equipamento que transforma a energia de corrente contínua das baterias em energia de corrente alternada. Desse modo, é possível utilizar equipamentos que necessitam de Energia Elétrica, como por exemplos os eletrodomésticos.

Um sistema de Energia Solar é capaz de gerar energia enquanto houver irradiação solar, sofrendo algumas variações de acordo com o horário do dia. A posição do veículo e o sombreamento feito sobre os painéis fotovoltaicos também influenciam na produção de energia.

Por isso, é comum a necessidade do carregamento em tomadas ou outros tipos de carregadores externos.

motor home com Energia Solar

Devo instalar Energia Fotovoltaica no meu motorhome?

Dependendo do tamanho do seu motorhome e o espaço disponível para instalar as placas, o sistema fotovoltaico não será capaz de suprir toda a demanda energética. Nesse caso, o sistema fotovoltaico irá auxiliar a geração de energia, garantindo maior liberdade para os seus roteiros de viagem.

Vale ressaltar que, o tamanho do sistema fotovoltaico depende apenas do seu orçamento e o espaço disponível em seu veículo para instalar os painéis fotovoltaicos.

Quais são as vantagens da energia fotovoltaica para um motorhome?

Mais liberdade para viajar

A principal vantagem em adquirir um sistema solar para um motorhome, é a possibilidade de contar com ainda mais liberdade para viajar por aí. Uma vez que, viagens para locais mais distantes e remotos, é comum não encontrar acesso a rede elétrica.

Nesses casos, basta ficar um tempo parado para necessitar de uma fonte de energia alternativa para suprir suas demandas energéticas. Por isso, a Energia Fotovoltaica é uma ótima opção, pois além de suprir a sua demanda de energia, também é uma forma de geração de energia sustentável.

Mais economia para os seus roteiros

Com o auxílio de um sistema fotovoltaico, é possível permanecer na estrada por muito mais tempo, sem necessitar de uma parada para recarregar. Além disso, ao utilizar uma fonte de Energia Renovável, você economiza muito mais, afinal a luz do sol é gratuita!

Energia Solar para motorhome

Ótimo retorno sobre o investimento (ROI)

O sistema fotovoltaico possui um ótimo retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI (return on investment). Isso acontece pois você gastará apenas o valor inicial do sistema.

Quanto mais você viajar, mais rápido o dinheiro utilizado na compra das placas fotovoltaicas serão pagos por meio da economia proporcionada pela energia fotovoltaica.

Manutenção simples e barata

Quem já conhece a Energia Solar, sabe que a manutenção necessária é simples e barata. No caso dos motorhomes, é ainda mais fácil, pois a principal manutenção é a limpeza das placas e módulos solares.

Você mesmo pode limpar o seu sistema fotovoltaico, e nos períodos de chuva, a própria mãe natureza faz o serviço pra você.

Alta durabilidade

Os Sistemas Fotovoltaicos possuem uma vida útil que pode variar de 20 e 30 anos, garantindo a economia durante todo esse tempo. Com isso, você não precisará se preocupar com a geração de energia por muito tempo.

Chegamos ao fim de mais um guia sobre a energia fotovoltaica. Ainda não foi convencido das vantagens das placas fotovoltaicas? Ainda está achando que não é um investimento viável por acreditar que ainda é muito caro.

Lembre-se que o custo-benefício da energia fotovoltaico é enorme, garantindo economia e ainda mais liberdade para as suas viagens. Além disso, quanto mais você viajar, mais rápido será compensado pelo investimento inicial.

Para continuar aprendendo sobre as funcionalidades da energia fotovoltaica, não deixe de conferir nosso post sobre o Estacionamento Fotovoltaico. Até a próxima!