Não importa o local — a luz do sol está sempre presente, seja no hemisfério norte ou sul da Terra. Dessa forma, é possível utilizar a energia solar fotovoltaica como fonte de energia renovável em qualquer lugar do mundo.

Com isso, os sistemas fotovoltaicos ficam cada vez mais conhecidos, e no Brasil, não é diferente. Nosso território possui ótimas condições para utilização de placas fotovoltaicas, além das diversas linhas de financiamento para sistemas fotovoltaicos.

Por isso, a energia solar é cada vez mais presente aqui e lá fora. Esta popularização resultou em diversas formas criativas de se utilizar a energia fotovoltaica, e no post de hoje vamos te mostrar todas elas. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

1. Estacionamento solar

De forma resumida, os estacionamento solares são sistemas fotovoltaicos instalados sobre o teto de um estacionamento. Também conhecidos como carports solares, são cada vez mais utilizados para re-aproveitar espaços físicos.

Além disso, os estacionamentos solares garantem a angulação perfeita para captar a radiação solar e otimizar a produção de energia elétrica.

Os estacionamentos solares também possuem um forte apelo estético, atraindo a atenção dos consumidores, que estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade. E não é só isso: esse tipo de sistema fotovoltaico oferece uma proteção extra para os veículos estacionados.

2. Energia solar para carros elétricos

A energia fotovoltaica, também pode ser utilizada para abastecer os veículos elétricos, tornando esse tipo de automóvel ainda mais sustentável. Para isso, basta instalar um sistema fotovoltaico nos postos de abastecimento.

No entanto, outra forma criativa de se utilizar a energia fotovoltaica está surgindo: os carros que possuem placas solares integradas para produzir sua própria energia. Como por exemplo, o modelo Sion, que utiliza 330 células fotovoltaicas em seu teto, capô e laterais.

curso de energia solar

3. Usinas Solares Flutuantes

As usinas fotovoltaicas flutuantes caracterizam-se em placas solares instaladas em lagos, rios, represas e etc. Dessa forma, as placas fotovoltaicas além de produzir energia elétrica, também contribuem para redução da evaporação dos corpos d’água onde são instaladas.

Também é possível utilizar as usinas solares flutuantes para alimentar sistemas de dessalinização e irrigação. Aproveitando melhor o espaço físico e tornando outros processos sustentáveis.

Outra forma criativa de se utilizar as usinas solares é na produção de peixes. Pois ao realizar processos de dessalinização, é possível utilizar as quantidades de sal extraídos em tanques de criação de tilápia, por exemplo.

kombi-solar

4. Energia fotovoltaica para veículos recreativos

Kombis, e motorhomes se caracterizam em veículos recreativos, normalmente utilizados para viagens e passeios mais longos. Por isso, são equipados para garantir o conforto dos usuários com cozinha, banheiro e eletrodomésticos.

Ao instalar um sistema fotovoltaico no teto dos veículos recreativos, é possível utilizar a luz do Sol para suprir as demandas energéticas do veículo. Com isso, é possível viajar para qualquer lugar sem a preocupação de encontrar um local com acesso à tomadas para carregar os motorhomes.

5. Coworking sobre rodas movido a energia fotovoltaica

Desenvolvido pela empresa de coworking Work & Co e nomeado “Nova”, é um coworking sobre rodas alimentado por um sistema fotovoltaico em seu teto. O trailer é equipado com mobiliário moderno, televisores, impressora, máquina de café, banheiro, bar e Wi-fi de qualidade.

Todos esses equipamentos são alimentados pela energia fotovoltaica, garantindo uma experiência única e inspiradora.

6. Energia solar no Estádio Mineirão

Com a crescente popularização dos sistemas fotovoltaicos no Brasil, atualmente já é possível curtir nossa paixão nacional de forma sustentável. O estádio de futebol Mineirão, localizado na capital mineira, Belo Horizonte, possui um sistema fotovoltaico com 6 mil placas solares.

Dessa forma, é possível gerar 1,42 megawatts de energia elétrica, onde toda a produção excedente é mandada para a rede de distribuição local (CEMIG). Além disso, todo o projeto foi elaborado respeitando a fachada antiga do estádio.

7. Telhado Solar

Os telhados solares em si já são bem conhecidos pelos consumidores, mas no post de hoje vamos falar sobre o modelo criado pela Tesla. Desenvolvido pelo excêntrico Elon Musk, o telhado solar da Tesla simulam a aparência de uma telha convencional de pedra ou barro, por meio do vidro temperado e texturizado.

Dessa forma, é possível enormes sistemas fotovoltaicos, com um diferencial, um forte apelo estético.

Chegamos ao fim de mais um post sobre a energia fotovoltaica, hoje aprendemos as 7 formas mais criativas de se utilizar a energia do Sol.

Você já conhecia essas tecnologias? Conhece outras formas criativas de se utilizar a energia fotovoltaica?

Conte aqui embaixo nos comentários!

 

e-book fundamentos da energia solar