Instalar sozinho o sistema fotovoltaico? Confira aqui os principais riscos


A medida que os sistemas de energia fotovoltaica ficam mais populares, é cada vez mais comum encontrar empresas que oferecem apenas o kit de energia solar. Com isso, muitos consumidores são induzidos a acreditar que instalar sozinho um sistema fotovoltaico é algo fácil e simples.

No entanto, ao instalar o seu kit de energia solar, é importante ressaltar que você correrá uma série de riscos. Seja para o seu bolso, e até mesmo para a sua saúde.

E foi pensando em desmistificar a instalação dos painéis fotovoltaicos, que no artigo de hoje vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o assunto. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

 

investir em energia solar fotovoltaica para condomínios

Quais são os riscos em instalar sozinho a energia fotovoltaica ?

Para um olhar leigo, a instalação de um sistema fotovoltaico pode parecer um processo simples e rápido. Mas, quem já conhece a tecnologia fotovoltaica sabe que esse procedimento possui diversas etapas.

Desde o momento antes da aquisição de uma placa solar, até o momento da instalação é muito importante seguir uma série de etapas. Do contrário, diversos aspectos da sua geração de energia podem ser afetados negativamente.

Por isso, acompanhe a seguir os principais riscos que você corre ao instalar o seu kit de energia fotovoltaica sozinho:

Dimensionamento incorreto para suprir as suas demandas

Antes mesmo de adquirir o seu kit de energia fotovoltaica, é fundamental encontrar o tamanho correto do sistema para suprir as suas demandas energéticas. Com isso, é possível identificar quantas placas são necessárias de acordo com os seus objetivos.

Além disso, o dimensionamento também revela a metragem adequada para os cabos do seu sistema e qual é o melhor inversor para o seu caso.

No entanto, o processo de dimensionamento de um sistema solar, envolve diversos cálculos matemáticos específicos da área. Por isso, o dimensionamento deve ser realizado por um engenheiro habilitado ou profissionais que possuam um curso de instalação de energia solar.

Ao realizar o dimensionamento sem os conhecimentos necessários, é muito provável que você não consiga atender sua demanda da melhor forma. Ou seja, adquirir um sistema que não seja capaz de produzir a energia o suficiente para as suas necessidades.

Também é possível exceder de forma demasiada, comprando um número muito superior de placas fotovoltaicas.

Alto risco de eletrocussão

Para efetuar procedimentos ou trabalhos que envolvam eletricidade, a NR 10 do Ministério do Trabalho deve ser seguida à risca. Dessa maneira, é possível garantir a saúde e a segurança de quem lida com instalações elétricas.

Este conjunto de normas é responsável por garantir que todo instalador de energia solar tenha a qualificação adequada para lidar com a tecnologia fotovoltaica. Além tranquilizar os consumidores que a instalação seja feita da forma mais segura e efetiva.

A NR 10 também estabeleceu a utilização de Equipamentos de Proteção individual mais indicados para trabalhar com instalações elétricas.

Dessa maneira, ao instalar um sistema solar sem os equipamentos necessários pode representar diversos riscos para a sua saúde. Sendo a eletrocussão um dos riscos mais comuns.

Por isso, nunca arrisque sua vida tentando instalar o seu kit de energia solar sozinho. Além de comprometer a eficiência das placas, você estará se expondo a riscos fatais.

Queda na performance do sistema fotovoltaico

Outro risco comum quando o assunto é instalar seu sistema fotovoltaico sem o  conhecimento adequado é a queda na performance dos painéis. Isso acontece pois, sem a qualificação necessária para instalar, é comum cometer erros nos processos de instalação do seu sistema.

É muito importante entender que, para instalar corretamente um sistema solar, é indispensável seguir uma série de procedimentos. Para isso, você precisará aprender a levar em consideração o sombreamento, a irradiação de luz no local de instalação e todo tipo de interferência na produção de energia.

Caso contrário, as suas placas fotovoltaicas não vão conseguir produzir a energia que foi considerada no dimensionamento do sistema.

Além disso, a falta de experiência em instalações elétricas também pode resultar em conexões feitas de maneira equivocada. Com isso, não só a performance é afetada, podendo gerar possíveis curtos circuitos.

Vale lembrar que curtos circuitos e conexões erradas podem resultar incêndios e diversos prejuízos para os consumidores.

Acidentes nas alturas

Grande parte dos painéis fotovoltaicos são instalados em telhados, por isso o risco de acidentes nas alturas é real ao instalar o seu sistema solar sozinho. Além de solicitar a conexão à rede elétrica local, também é necessário subir até o telhado para posicionar as placas da forma mais adequada.

Por isso, o Ministério do Trabalho criou a NR 35 para garantir a segurança em trabalhos nas alturas. Estabelecendo um conjunto de procedimentos de segurança, e exigindo um treinamento específico.

Dessa maneira, ao dispensar os serviços de um profissional qualificado, você está assumindo o risco de acidentes nas alturas sem o conhecimento necessário.

A falta de experiência e equipamentos de proteção podem agravar a situação, podendo resultar em um acidente fatal.

financiamento de energia solar

Diversos prejuízos para o seu bolso

Se você ainda não foi convencido com os riscos para a sua saúde, vida e funcionamento do sistema fotovoltaico. Saiba que instalar o seu kit de energia solar pode resultar em diversos prejuízos para o seu bolso.

Caso você instale o seu sistema solar da forma errada, os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico podem ser prejudicados. Podendo resultar até mesmo na queima de peças importantes e caras do sistema.

Além disso, a instalação incorreta de um inversor de potência pode afetar negativamente todo o sistema elétrico da sua casa. Resultando em um grande prejuízo para arrumar tudo.

Em alguns casos, até mesmos os equipamentos elétricos são afetados, podendo gerar grandes prejuízos financeiros.

Por isso, lembre-se que a contratação de um profissional qualificado é fundamental para garantir a segurança da sua família e o retorno sobre o investimento feito nas placas.

Mesmo que em um primeiro momento pareça simples instalar o seu kit de energia solar sozinho, não cometa esse erro. A falta de experiência, equipamentos de proteção e conhecimentos da área podem resultar em danos irreparáveis.

Mas, se você quer aprender a lidar com a tecnologia fotovoltaica para instalar sistemas fotovoltaicos, não deixe de acessar nosso Webinário Gratuito.

Com ele, você vai aprender tudo que precisa saber sobre um dos segmentos que mais cresce no mundo todo, a energia fotovoltaica.  Bons estudos!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *