Rate this post

Descubra o que é o sistema fotovoltaico grid tie!

Muito mais do que apenas uma solução sustentável para reduzir os valores da conta de energia, a energia solar fotovoltaica é um investimento muito rentável. Isso acontece devido à possibilidade de gerar créditos na distribuidora de energia local por meio da energia excedente produzida.

No entanto, é importante conhecer as principais tecnologias do segmento para aproveitar suas vantagens e benefícios. Dito isso, é importante destacar o sistema fotovoltaico grid tie (smart grid), que atualmente é a melhor alternativa para aqueles consumidores que desejam utilizar fontes de energia renovável.

E é por isso que no post de hoje vamos falar sobre o sistema solar grid tie, além de te mostrar como economizar e conseguir créditos para economizar na conta de luz. Ficou curioso? Então continue acompanhando!

Conheça um pouco mais sobre o sistema fotovoltaico grid tie

O sistema fotovoltaico grid tie caracteriza-se por gerar energia e ao mesmo tempo abastecer o grid (rede elétrica) com energia. Desse modo, o consumidor pode utilizar a energia armazenada posteriormente.

Por serem um conjunto de sistemas conectados, podem abastecer mais de um local, suprindo as necessidades energéticas de diversos consumidores. Além disso, dispensa o uso de baterias e controladores de carga, resultando no aumento da eficiência desse tipo de sistema fotovoltaico.

Os sistemas fotovoltaicos grid tie podem proporcionar uma grande redução de custos na conta de luz. Acompanhe a seguir como gerar créditos e lucrar com a energia excedente produzida.

instalação de energia solar sistema fotovoltaico (4)

Como gerar créditos com um sistema grid tied?

Quando um sistema fotovoltaico grid tie consegue produzir um valor superior ao consumo de energia, todo o excedente pode ser utilizado como crédito. Dessa maneira, o consumidor pode contar com a própria produção de energia para economizar todos os meses.

 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) é responsável por regulamentar a produção de energia por meio de sistemas fotovoltaicos on grid. Por isso, é importante conhecer bem todas as leis e regras para se beneficiar do sistema de compensação de créditos.

Como a resolução 687 da ANEEL te ajudar a economizar?

Com o crescimento da utilização da energia fotovoltaica no Brasil, a ANEEL criou a resolução 687 para desburocratizar todos os processos do segmento solar. Entre as principais vantagens para o consumidor, está o já mencionado sistema de compensação, onde a energia excedente produzida retorna como crédito junto às distribuidoras de energia.

Tudo que você precisa saber para abrir uma empresa de energia solar (3) sistema fotovoltaico

Além disso, o prazo estipulado para registrar os painéis solares reduziu de 90 dias para apenas 34 dias. Desse modo, todo o processo pode ser realizado em apenas uma etapa, agilizando e facilitando para os consumidores na hora de registrar seus sistemas solares. Vale lembrar que o período de utilização dos créditos aumentou de 36 para 60 meses.

Mas ainda não acabou, anteriormente os créditos advindos da energia excedente gerada só poderiam ser utilizados para sistema com o mesmo CPF ou CNPJ. Entretanto, com a resolução da ANEEL, é possível usufruir dos créditos em outras áreas também, basta comprovar o vínculo entre as localizações.

E então, entendeu como funciona o sistema fotovoltaico grid tie? Para continuar aprendendo sobre o segmento solar, não deixe de conferir nosso post sobre sistemas solares ON-GRID e OFF-GRID. Até a próxima!