Você sabe como funciona a energia fotovoltaica?

A necessidade de se investir em fontes de energia sustentáveis não é de hoje. Além disso, as contas de energia elétrica estão encarecendo progressivamente — e sem previsões de melhorias.

O resultado disso é a inviabilidade de se manter o modelo energético atual. Não sem que isso se traduza em prejuízos financeiros e ambientais estratosféricos.

Nesse sentido, a energia solar tem se consolidado como a alternativa mais vantajosa, segura e eficiente de se gerar energia.

A tecnologia fotovoltaica pode ser aplicada tanto para fins residenciais quanto para comerciais ou industriais.

Os benefícios da energia solar são diversos e inegáveis. Quer descobrir como funciona a energia fotovoltaica e como você pode utilizá-la para economizar na sua conta de luz? Continue acompanhando e descubra!

energia fotovoltaica

Como funciona a energia fotovoltaica?

Entenda como funciona e energia fotovoltaica:

  1. As partículas de luz solar (fótons) contidas na luz do sol se chocam com os átomos do material semicondutor que reveste a placa.
  2. No inversor solar, a energia fotovoltaica é convertida em energia elétrica.
  3. A energia sai do inversor e vai para o quadro de luz, que distribuirá toda a energia pela casa ou empresa.
  4. A energia solar é usada por qualquer equipamento que requer energia elétrica, como eletrodomésticos, computadores e lâmpadas.
  5. O excedente de energia solar vai para a rede da distribuidora e gera créditos.

Como assim a energia solar gera créditos na distribuidora?

É isso mesmo!

O excedente de energia solar que não for consumido da sua casa ou empresa vai para a concessionária de energia em forma de crédito. Você poderá utilizar esse “extra” das seguintes maneiras:

  1. Em outro imóvel que esteja em seu nome dentro no mesmo estado;
  2. No próprio imóvel onde a energia é gerada em horários ou dias que a incidência de luz solar não for o suficiente;
  3. Compartilhando com vizinhos por meio da chamada geração compartilhada, na qual pessoas físicas ou jurídicas que possuem CPF ou CNPJ diferentes podem compartilhar à geração de energia solar. Para tanto, é necessário que comprovem vínculo entre elas (por meio de cooperativas, por exemplo);

energia fotovoltaica soliens

Há produção de energia solar em dias chuvosos ou nublados?

Sim! Não é preciso que o dia esteja ensolarado ou com céu limpo para que o sistema solar fotovoltaico opere e gere energia solar. Nos dias chuvosos ou nublados os módulos fotovoltaicos também produzem, porém em menor intensidade.

Já durante a noite não há produção de energia solar. No entanto, quando conectado à rede de energia elétrica (On-Grid), o excedente da produção durante o dia vai como crédito para a distribuidora de energia e. Desse modo, durante a noite, o consumo de energia poderá ocorrer normalmente.

Para lugares remotos e/ou sem conexão com a rede de energia, o consumo noturno em períodos com baixa incidência de luz solar exige o estoque de energia em baterias de armazenamento.

O que são sistemas fotovoltaicos on grid e off grid?

Existem dois modelos de sistemas fotovoltaicos: os sistemas com conexão à rede (On Grid) e os sistemas isolados (Off Grid). Entenda melhor como funciona cada um:

On Grid

Os sistemas fotovoltaicos on grid são aqueles conectados à rede de energia. Logo, sempre que há um excedente na produção de energia gerada pelas placas solares, essa energia vai para a rede elétrica em forma de crédito.

Caso o consumo energético seja superior a geração feita pelas células fotovoltaicas, a rede elétrica compensa automaticamente com a própria energia.

Off Grid

Os sistemas fotovoltaicos off grid (também conhecidos como sistemas isolados) não têm conexão com a rede elétrica. Neles a energia é armazenada em baterias que garantem o abastecimento energético quando não houver sol.

O sistema off grid geralmente é utilizado em lugares remotos onde não há rede de distribuição próxima. Além disso, é um sistema interessante para quem prefere não ter vínculos com as concessionárias de energia elétrica. 

energia fotovoltaica

O que é um sistema híbrido?

Os sistemas fotovoltaicos híbridos nada mais são do que à mistura entre os sistemas on e off grid. Ou seja: é um sistema conectado à rede elétrica mas que conta também com um banco de baterias para o armazenamento de energia.

O sistema híbrido é o mais caro pois além de ser necessário comprar as baterias, é preciso investir também em uma série de mecanismos de segurança.

Como definir o porte do sistema fotovoltaico?

A geração de energia solar para uso residencial permite que você abasteça sua casa completamente ou parcialmente. O que, além de gerar grandes economias com energia, proporciona autonomia energética e um modelo sustentável de moradia.

Para se dimensionar o tamanho do sistema fotovoltaico é preciso avaliar a conta de luz do imóvel e o seu consumo de energia elétrica em kWh. Além disso, será preciso avaliar o espaço disponível para instalação das placas e a localização geográfica para definir o posicionamento delas e os índices de irradiação solar.

energia fotovoltaica

Como posso aderir à energia fotovoltaica on grid?

Para começar a sua própria microgeração de energia solar você deverá seguir os seguintes passos:

  1. Entre em contato com a concessionária de energia da sua cidade e faça a solicitação de acesso;
  2. Aguarde a emissão de acesso;
  3. Solicite a instalação a um especialista, ou melhor: torne-se você mesmo um especialista em energia fotovoltaica. Você pode concluir o curso em poucas semanas (ou até dias) e instalar suas próprias placas solares;
  4. Solicite a vistoria;
  5. Entregue o relatório disponibilizado pela vistoria;
  6. Regularize qualquer eventual pormenor técnico;
  7. Solicite a aprovação do ponto de microgeração de energia fotovoltaica;
  8. Aprove o ponto de conexão para o efetivar.
  9. Troque o medidor para bidirecional (o que permitirá a geração de créditos na concessionária de energia).

E é isso aí!

Seguindo esses passos você já estará utilizando a energia solar. Sua economia com energia poderá chegar a 95%.

E de quebra você ainda ajudando o planeta a se tornar um lugar mais limpo e sustentável!

Caso deseje simular o quanto você poderá economizar na conta de luz, utilize a nossa calculadora solar! E se ainda tem alguma dúvida sobre como funciona a energia solar, deixe o seu comentário abaixo para que possamos te ajudar!