Você quer descobrir como vender placa solar? As altas tarifas praticadas pelas distribuidoras de energia elétrica e os períodos de estiagem fizeram da energia solar um dos melhores mercados da atualidade.

Além disso, as pessoas estão, aos poucos, se conscientizando em relação à necessidade de se adotar um modelo energético sustentável. Desse modo, mais do que fatores que alavancam o setor de energia solar, esses aspectos são a base mais consistente para toda negociação de placa solar e sistemas fotovoltaicos.   

Quer saber mais? Continue com a gente e descubra como fazer parte do setor que mais cresce no Brasil e aprenda as melhores técnicas de venda de placa solar.  

1. Estude a tecnologia fotovoltaica

Para começar a trabalhar no setor solar, a premissa básica é: será necessário investir um pouco do seu tempo e muito do seu foco. Na prática isso quer dizer pelo menos uma hora de estudo diário ou algumas horas no fim de semana, sem distrações.

Isso porque, como em qualquer outro setor, não é recomendável que você empreenda antes de entender quais são os conceitos básicos da Tecnologia envolvida. No nosso caso do mercado solar é a Tecnologia Fotovoltaica.

 

placa solar soliens

Portanto, estude bastante a tecnologia e, de preferência, faça um curso que aborde desde a teoria da tecnologia até a instalação e monitoramento das placas solares e do medidor.

Mas calma! Sua agenda apertada não será um empecilho. Você consegue se tornar um especialista fotovoltaico em poucas semanas. Com esses aprendizados você estará apto a oferecer um serviço de instalação de qualidade e consequentemente passará muito mais credibilidade para seus clientes.

2. Entenda as regulamentações da ANEEL

As regulamentações 482/12 e 687/15 da ANEEL tratam das regras e leis que abrangem a energia solar no brasil. Para trabalhar no setor, é imprescindível conhecer essas regras. Confira na íntegra.

Entre os principais aspectos elencados pela ANEEL, estão:

  • a possibilidade de geração de créditos nas concessionárias de energia;
  • a geração compartilhada e o autoconsumo remoto;
  • o uso da energia fotovoltaica em condomínios;
  • regras de segurança e equipamentos.

 

placa solar soliens Aneel

3 Saiba quais são as áreas mais promissoras do mercado solar

Se o objetivo for seguir carreira no Setor de Energia Solar Fotovoltaica você terá algumas opções dentro de áreas específicas, como por exemplo:

Projetista (designer) de sistemas fotovoltaicos

Esta é uma posição muito procurada pelas empresas no setor de energia solar. Afinal, existem diversas variantes que precisam ser levadas em consideração ao projetar um Sistema Fotovoltaico. O trabalho de um projetista de sistemas fotovoltaicos não é difícil, mas é necessário conhecimento em energia solar, que  pode ser adquirido por meio de cursos especializantes.

Instalador de sistemas fotovoltaicos

Os instaladores de sistemas fotovoltaicos ainda são profissionais extremamente raros — o que os tornam ainda mais valorizados no mercado. É importante que o instalador saiba como trabalhar em telhado e seguir as normas adequadas tanto na parte elétrica, quanto na mecânica.

placa solar soliens

 

Em algumas empresas esta função é dividida entre Instalador Elétrico (conexão do inversor com a residência) e Instalador Mecânico (instalação dos painéis/módulos fotovoltaicos no telhado).

Vendedor

São raros os vendedores especialistas na venda de Sistemas Fotovoltaicos no Brasil. A posição exige um certo conhecimento da área de energia solar para que se possa entender de maneira eficiente as necessidades dos clientes. Além disso, é necessário que o vendedor consiga gerar orçamentos e pré-projetos de maneira rápida e correta.

Existem diversas outras oportunidades no mercado de energia solar, mas a grande maioria se concentra dentro dessas três. E é claro, existe também a chance de empreender no setor fotovoltaico, que representa uma oportunidade única, haja vista que o mercado está apenas começando no Brasil.

4 Faça orçamentos

Quanto custa uma placa solar? É possível começar sem custos? Você deve estar se perguntando. Sim, é possível começar sem custos. E para ter orçamentos precisos sobre os preços das placas solares é essencial ter contato com bons fornecedores.

Para começar a vender e instalar placas solares sem custos será necessário achar pessoas que se interessem em Instalar um Sistema Fotovoltaico. Se você começar pelos interessados, não será necessário investir nada do seu bolso.

Já para encontrar bons preços de placa solar, invista em um curso de qualidade que disponibilize uma boa rede de contatos com fornecedores. Além, é claro, que ensine boas técnicas de venda.  

5 Busque seus primeiros clientes

O próximo passo, caso você vá se envolver também com a instalação das placas solares, é procurar uma empresa parceira para te auxiliar. Isso caso você ainda não se sinta completamente seguro Você poderá trabalhar das seguintes formas:

Venda por comissão

Aqui você apenas faz a negociação do sistema e as estimativas iniciais. A venda final é realizada pela parceira escolhida e você recebe uma comissão pela venda, que varia de empresa para empresa.

Venda do sistema

Você realiza a venda e terceiriza os serviços de Dimensionamento e Instalação, mas se responsabiliza pelo contato com a concessionária de energia e todas as burocracias do processo. Além de entregar o Sistema junto ao cliente no final da Instalação.

Instalação e dimensionamento do sistema

Você poderá apenas dimensionar e instalar os Sistemas Fotovoltaicos e deixas as vendas nas mãos de parceiros ou empresas. Cobrando pelo valor de ambos, que pode incluir ou não a burocracia junto a distribuidora de energia.

Venda completa

Você poderá vender e realizar todas as etapas anteriores (não recomendo na primeira instalação). Obviamente aqui o lucro é maior, assim como a responsabilidade, pois você deverá dar a garantia de todo o serviço.

placa solar energia solar soliens background animation 2

Pronto!

Está na hora de selecionar os seus fornecedores e conseguir bons preços para aumentar a sua margem de lucro.

É comum que nos primeiros Sistemas, as empresas de Energia Fotovoltaica cobrem preços mais baixos, para que os projetos possam ser incluídos no portfólio da empresa. Isso gera mais confiança para as vendas futuras. Além, é claro, de ser uma oportunidade de cometer pequenos erros junto a concessionária. Mas isso só vale se todo o processo com os clientes for transparente e não acarretar em prejuízos (o que pode sujar a sua imagem).