POLÍTICA DE PRIVACIDADE

 

Última atualização: 13 de Agosto de 2023

 

A sua privacidade é muito importante para nós! Por conta disso, elaboramos esta Política de Privacidade para que você possa compreender os princípios, as diretrizes, as formas e as finalidades de como nós, SOLIENS, realizamos o tratamento e proteção dos seus dados pessoais no contexto dos nossos serviços e durante a sua visita ao(s) nosso(s) website(s), além de auxiliá-lo no acesso às suas informações pessoais, como nos contatar, exercer seus direitos, tirar dúvidas etc.

 

Antes de utilizar nosso website, entrar em contato conosco ou adquirir nossos cursos, leia atentamente e por completo os termos desta Política de Privacidade, entendemos que a continuidade do seu acesso é uma concordância tácita com os termos aqui estipulados, contudo, caso não esteja de acordo com as disposições desta Política de Privacidade, você deverá interromper a sua interação conosco.

 

Você também poderá, em alguns casos específicos, decidir por não nos fornece os seus dados pessoais. Infelizmente, em algumas situações como acesso a nossa plataforma, ao se opor ao tratamento de seus dados pessoais não poderemos ofertar nossos serviços.

 

Mas, fique tranquilo: se você tiver alguma dúvida sobre o tratamento do seu dado pessoal ou queira exercer algum dos seus direitos como titular de dados pessoais, por favor, entre em contato conosco através do e-mail atendimento@soliens.com.br. Empreenderemos todos os esforços possíveis a fim de lhe atender em todas as questões que envolvam o tratamento dos seus dados pessoais.

 

Importante avisá-lo que esta Política poderá sofrer atualizações para o atendimento de boas práticas recomendadas pela ANPD, recomendação normativa ou legal ou outras questões que entendermos serem necessárias, desde que não haja vedação legal neste sentido, recomendamos que você a consulte periodicamente. No caso de alterações significativas, você será comunicado pelo nosso site ou e-mail cadastrado.

 

Todavia, por favor, informe-nos em caso de discordância para que possamos esclarecê-la ou melhorá-la.

Ø    DEFINIÇÕES

·                 Agentes de tratamento: o Controlador e o Operador;

 

·                 Anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do Tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, em relação a um indivíduo;

 

·                 Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao Tratamento de Dados Pessoais;

 

·                 Dado(s) Pessoal(ais): qualquer informação relacionada à pessoa natural, direta ou indiretamente, identificada ou identificável. São exemplos de Dados Pessoais: nome, CPF, endereço, e-mail, dados financeiros, geolocalização, dentre outros. Incluem-se neste conceito os Dados Pessoais Sensíveis, conforme definição abaixo;

 

·                 Dado(s) Pessoal(ais) Sensível(is): categoria especial de Dados Pessoais referentes à origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

 

·                 Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o Tratamento de Dados Pessoais em nome do Controlador;

 

·                 Titular: é a pessoa natural a quem se referem os Dados Pessoais;

 

·                 Tratamento: toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;

 

·                 Usuário(s): todo e qualquer indivíduo que faça uso ou tenha acesso ao nosso website, pessoas interessadas em ser um de nossos colaboradores e clientes/indivíduos que entram em contato conosco.

 

Ø    QUEM É O CONTROLADOR DOS MEUS DADOS PESSOAIS?

A SOLIENS EDUCAÇÃO LTDA., pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ sob o nº 26.002.120/0001-11, com sede na Rua Jurupari, nº 210, Bairro Santa Lúcia, na Cidade de Belo Horizonte, é a CONTROLADORA dos seus dados pessoais coletados e tratados pelos nossos serviços, como visitante de nosso website e potencial cliente e contratantes.

 

Coletamos, ainda, seus dados pessoais quando você realiza o cadastro em nosso website, sendo eles nome, e-mail e telefone, bem como quaisquer outros solicitados na continuidade de nossa interação.

 

Importante informá-los, em nosso website podemos encaminhá-los para websites de empresas e soluções tecnológicas que utilizamos para oferecer nossos cursos, esses parceiros utilizarão plataformas para processamento de pagamento seguro e coletarão alguns de seus dados pessoais que não teremos acesso como, por exemplo, número completo do cartão de crédito, código de segurança e validade do cartão de crédito.

 

Ø  A QUEM SE APLICA?

Esta Política é aplicada quando você entra em contato conosco, quando realiza cadastro em nosso website, quando se interessa em contratar nossos cursos ou navega em nosso website, incluindo os dados pessoais que coletados por meio de nossos canais, formulários, redes sociais e serviço de atendimento ao cliente. Nossos usuários podem escolher, em determinados casos, os tipos de dados que coletamos, utilizamos e compartilhamos, conforme descrito nesta Política.

 

Ø    QUAIS DADOS SÃO COLETADOS E QUAL É A ORIGEM DESSA COLETA?

Todos os dados que você nos fornece ativamente ou que coletamos são considerados confidenciais. Nos comprometemos a adotar todas as medidas técnicas e administrativas aptas a proteger seus Dados Pessoais, observando, por exemplo, as diretrizes sobre padrões de segurança estabelecidas na legislação vigente.

De forma geral, quando você utiliza nosso website ou interage com a gente de qualquer forma (para, por exemplo, solicitar informações, tirar dúvidas, fazer qualquer reclamação; etc.), diferentes informações são coletadas, enquadrando-se, basicamente, em duas categorias:

1.               Dados informados pelo Usuário. São as informações fornecidas diretamente por você, como: nome completo, e-mail e números de telefone, informações compartilhadas espontaneamente por você em nosso canal “contato”.

 

Veja na tabela abaixo quais Dados Pessoais informados pelo Usuário que normalmente coletamos e utilizamos, mas não se limitando.

 

Grupos De Dados Pessoais

Descrição Do Grupo

Dados fornecidos quando você demonstra interesse em nossos serviços (seja por meio de nosso site, canais, e-mail, telefone, redes sociais, formulários on-line/impressos, entre outros meios)

Incluem seu nome completo, e-mail e telefone, entre outros solicitados na continuidade de nossa interação.

Dados fornecidos quando você deixa um comentário em nosso blog.

Nome, E-mail.

Dados fornecidos para contratação de nossos cursos e que teremos acesso após compartilhamento das empresas e soluções tecnológicas que utilizamos para oferecer nossos cursos.

Nome, e-mail, CPF, Endereço completo.

2.               Dados Pessoais Sensíveis e Dados Pessoais de Criança e Adolescente. Nos fins de tratamento que se destina esta Política, não há o tratamento de dados pessoais sensíveis e não temos a intenção de coletar ou solicitar informações pessoais e de tratar dados pessoais de qualquer pessoa com menos de 18 anos de idade. Nosso website não possui como alvo crianças e/ou adolescentes.

 

Se tomarmos conhecimento de que coletamos Dados Pessoais de uma criança ou adolescente, tomaremos as medidas razoáveis para eliminar os Dados Pessoais em questão.

 

Ø    FINALIDADES DO TRATAMENTO

 

Tratamos os Dados Pessoais coletados em estrita observância aos termos da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/18) e demais legislações aplicáveis para finalidades ligadas às comunicações com os Usuários e às funcionalidades de nosso website.

 

Neste contexto, o Tratamento dos Dados Pessoais é necessário para:

 

•          Fornecer, administrar, melhorar e desenvolver nosso website;

•          Melhorar, aperfeiçoar e personalizar nossos serviços;

•          Processar seu cadastro;

•          Cumprimento e Execução de contrato;

•          Verificar a sua identidade e garantir maior segurança durante a sua experiência em nosso website e na contratação de nossos serviços;

•          Exercer direito de defesa em processo judicial, administrativo ou arbitral;

•          Cumprir decisões de autoridades, administrativas ou judiciais;

•          Notificá-lo sobre eventuais alterações em nossos serviços;

•          Tratar reclamações, dúvidas e suas solicitações;

•          Realizar pesquisa de satisfação dos serviços;

•          Processos seletivos;

•          Analisar dados para aperfeiçoar a usabilidade, experiência e interatividade na utilização do nosso website;

                 Fazer ofertas e/ou fornecer recomendações mais assertivas às suas necessidades ou interesses, inclusive mediante campanhas de marketing ou de simulações realizadas;

                 Realizar pesquisas de comunicação e marketing de relacionamento, para melhorar nossos serviços;

                 Utilizar cookies, conforme esta Política;

                 Realizar manutenção e atualização cadastral;

                 Apoio e promoção de nossas atividades.

 

Na maioria das vezes o tratamento de seus Dados Pessoais é baseado em nossos interesses legítimos relacionados à contratação de nossos serviços (ou de outra forma em seu relacionamento de cliente conosco) ou baseado em seu consentimento, quando solicitado.

 

Veja a tabela abaixo, com alguns exemplos para facilitar a sua compreensão:

 

BASE LEGAL

FINALIDADE DO TRATAMENTO

Com base na celebração de um contrato conosco ou cumprimento de obrigações contratuais

Prestar os nossos serviços

Identificá-lo para fins de comunicação

Comunicar com você, seja para vendas ou faturamento

Com base no interesse legítimo (contanto que você não tenha nos informado o contrário, consideramos que oferecer a você soluções/serviços semelhantes ou iguais àqueles já contratados por você ou conforme o seu comportamento de navegação é nosso interesse legítimo)

 

Enviar-lhe ofertas personalizadas (de nós e/ou de nossos parceiros cuidadosamente selecionados)

Administrar e analisar nossa base de clientes a fim de melhorar a qualidade de nossos serviços

Realizar questionários de satisfação do cliente

Enviar nossas newsletters e ofertas de campanha (ou de nossos parceiros cuidadosamente selecionados)

Construir um banco de dados de informações de pesquisa relevantes para melhorar a qualidade de nossos serviços

Gestão do processo de candidatura e avaliação das suas competências, qualificações e interesses em relação a um cargo específico ao qual se candidatou

Com o seu consentimento

Para outros fins, desde que você tenha consentido

 

Caso você queira saber mais detalhes sobre como os seus dados pessoais serão tratados por nós com base nas finalidades descritas nesse item, entre em contato conosco por meio do e-mail atendimento@soliens.com.br

 

Ø    TRANSFERÊNCIA/COMPARTILHAMENTO DE DADOS

Qualquer compartilhamento de informações é feito estritamente na medida necessária e seguindo padrões rígidos de segurança e confidencialidade, em observância às leis e normas de proteção à privacidade, sempre respeitando e fazendo com que os terceiros respeitem a confidencialidade das suas informações e a presente Política de Privacidade.

 

A fim de viabilizar a prestação do nosso website e nosso canal “contato” e para garantir as finalidades descritas nesta Política, nós poderemos compartilhar suas informações nas seguintes hipóteses:

 

·                 Prestadores de serviços terceirizados atendendo os propósitos do nosso website. Entre eles estão, por exemplo, consultorias para aprimorar o nosso marketing, fornecedores de tecnologia, inteligência e suporte para manter nosso website. Permitimos que essas empresas tratem seus Dados Pessoais unicamente e necessariamente para nos dar suporte e nos fornecer seus serviços/produtos. Não permitimos a esses prestadores de serviços terceirizados a divulgação ou o uso das suas informações para quaisquer outros propósitos. Somos criteriosos e exigentes no manuseio das suas informações por terceiros, assim como é exigido de nós, nós exigimos deles;

 

·                 Empresas e soluções tecnológicas que utilizamos para oferecer suporte aos nossos processos de recrutamento e seleção como provedores de triagem e referência, fornecedores de avaliações (para testes psicológicos e/ou comportamentais por exemplo), software externo, provedores de hospedagem de dados curriculares.

 

·                 Empresas e soluções tecnológicas que utilizamos para oferecer nossos cursos.

 

·                 Autoridades, entidades governamentais ou outros terceiros, para a proteção dos nossos interesses em qualquer tipo de conflito, incluindo ações judiciais e processos administrativos;

 

·                 No caso de transações e alterações societárias que nos envolva, hipótese em que a transferência das informações será necessária para a continuidade do fornecimento dos nossos serviços;

 

·                 Mediante ordem judicial ou pelo requerimento de autoridades administrativas que detenham competência legal para sua requisição;

 

Em outros casos não previstos acima, havendo o objetivo de compartilhamento dos Dados Pessoais e informações, caso necessário, enviaremos a você uma notificação com informações a respeito de tal compartilhamento para solicitar o seu consentimento, para finalidade determinada.

 

É possível que algumas transferências ocorram para o exterior, notadamente para empresas prestadoras de serviços de armazenamento de dados em nuvem, em servidores de computação localizados fora do Brasil, ocasião em que nos comprometemos a fazê-lo observando todas as determinações legais vigentes e as melhores práticas de segurança e privacidade.

 

Ø    SEGURANÇA DOS SEUS DADOS

Assim que coletamos suas informações, utilizaremos procedimentos rígidos e os melhores recursos de segurança e tecnologia para proteger seus Dados Pessoais contra perdas, roubos e acesso, uso e alterações não autorizados, como a criptografia de dados, controle físico e lógico para acesso de dados, backup, sistemas de proteção como antivírus, firewalls, gestão de vulnerabilidades, dentre outros mecanismos. Entretanto, apesar de nossos contínuos esforços, você deve ter ciência de que é impossível garantir 100% de tal proteção. É uma decisão pessoal a utilização de nossos serviços nessas condições.

 

Ø    POR QUANTO TEMPO MEUS DADOS PESSOAIS SÃO MANTIDOS?

Seus Dados Pessoais serão mantidos por nós, conforme legislação vigente, pelo período necessário para satisfazer às finalidades para os quais foram coletados, conforme descrito nesta Política, ou para cumprir com os requerimentos legais aplicáveis.

 

A partir do momento em que a finalidade para a qual o Dado Pessoal foi coletado seja atingida ou na hipótese de os Dados Pessoais não serem mais necessários para o alcance dessa finalidade, estes serão eliminados no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação nas situações previstas na legislação vigente. Seus Dados Pessoais também serão excluídos mediante decisão de autoridade competente.

 

Você pode obter maiores detalhes sobre a retenção dos seus dados pessoais por meio do e-mail atendimento@soliens.com.br, inclusive solicitar sua exclusão a qualquer tempo, quando cabível.

 

Ø    QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS COMO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS?

Você poderá entrar em contato conosco, a qualquer momento, para:

 

·                 Confirmação da existência de Tratamento de seus Dados Pessoais;

·                 Obter informações sobre como acessar os seus Dados Pessoais;

·                 Realizar/solicitar a correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

·                 Obter informações sobre a Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;

·                 Obter informações sobre a portabilidade dos seus Dados Pessoais a outro fornecedor de serviço, mediante requisição expressa;

·                 Solicitar a eliminação dos dados tratados com o seu consentimento, exceto nas hipóteses de guarda legal e outras dispostas em Lei;

·                 Obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais compartilhamos seus dados;

·                 Obter informações sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, bem como de ser informado sobre as consequências, em caso de negativa;

·                 Realizar a revogação do consentimento para o Tratamento dos seus Dados Pessoais, excetuando-se as hipóteses previstas na legislação vigente;

·                 Demais direitos do titular dos Dados Pessoais, conforme legislação vigente.

 

Para exercer qualquer um dos seus direitos estabelecidos acima, bem como determinar suas preferências no Tratamento e utilização de seus Dados Pessoais, você pode acessar a nossa Política de Privacidade ou enviar um e-mail diretamente para atendimento@soliens.com.br. Todavia, precisamos esclarecer que esses direitos não são absolutos e nem sempre a SOLIENS poderá atender totalmente ou parcialmente às suas reinvindicações. Nesses casos, a SOLIENS prestará todos os esclarecimentos necessários para justificar as razões do não atendimento, seja no todo ou em parte. 

 

Por motivos de segurança, somente poderemos atender à sua solicitação se tivermos certeza da sua identidade. Sendo assim, poderemos solicitar dados ou informações adicionais para a confirmação da identidade e da autenticidade do solicitante.

 

Caso o Titular, mesmo após requisição sobre o Tratamento de seus Dados Pessoais junto a nós, ainda entenda que a sua solicitação não foi processada adequadamente, esse poderá peticionar à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

 

Ø    POLÍTICA DE COOKIES

Cookies são mecanismos por meio dos quais websites armazenam em seu navegador, enquanto você utiliza a internet, informações que ajudam e personalizam o seu acesso.

 

Os cookies são divididos nas seguintes categorias comumente utilizadas:

 

 

Cookies Necessários

Estes cookies são indispensáveis para o nosso Website funcione e não podem ser desligados em nosso Website sem que afetem as principais atividades do site. Caso queira, pode configurar seu navegador para bloqueá-lo ou alertá-lo sobre esses cookies, mas algumas partes do site podem não funcionar de forma adequada.

Cookies Analíticos

Fornecem informações sobre como os sites estão sendo utilizados para melhorar a sua experiência ao fornecer informações de frequência, visualizações, ocorrência de erros ou informações de desempenhos dos sites.

Cookies de Funcionalidades

Eles geralmente são definidos apenas em resposta às ações feitas por você, como definir suas preferências, fazer login ou preencher formulários.

Cookies de Marketing

Fornecem informações sobre a sua interação com o conteúdo dos sites, ajudando a entender melhor a eficácia do conteúdo e promovendo uma ação específica com os seus interesses.

 

Cookies relacionados à conta

 Se você criar uma conta conosco, usaremos cookies para o gerenciamento do processo de inscrição e administração geral. Esses cookies geralmente serão excluídos quando você sair do sistema, porém, em alguns casos, eles poderão permanecer posteriormente para lembrar as preferências do seu site ao sair.

 

 Cookies relacionados ao login

 Utilizamos cookies quando você está logado, para que possamos lembrar dessa ação. Isso evita que você precise fazer login sempre que visitar uma nova página. Esses cookies são normalmente removidos ou limpos  quando você efetua logout para garantir que você possa acessar apenas a recursos e áreas restritas ao efetuar login.                     

Cookies relacionados a boletins por e-mail

Este site oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado e se deve mostrar determinadas notificações válidas apenas para usuários inscritos / não inscritos. 

 

Pedidos processando cookies relacionados

Este site oferece facilidades de comércio eletrônico ou pagamento e alguns cookies são essenciais para garantir que seu pedido seja lembrado entre as páginas, para que possamos processá-lo adequadamente.

 

Cookies relacionados a pesquisas

Periodicamente, oferecemos pesquisas e questionários para fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas podem usar cookies  para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.

 

Cookies relacionados a formulários

Quando você envia dados por meio de um formulário como os encontrados nas páginas de contacto ou nos formulários de comentários, os cookies podem ser configurados para lembrar os detalhes do usuário para correspondência futura.

 

Cookies de preferências do site

 Para proporcionar uma ótima experiência neste site, fornecemos a funcionalidade para definir suas preferências de como esse site é executado quando você o usa. Para lembrar suas preferências, precisamos definir cookies para que essas informações possam ser chamadas sempre que você interagir com uma página for afetada por suas preferências. Em alguns casos especiais, também usamos cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.

Este site usa o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais difundidas e confiáveis da Web, para nos ajudar a entender como você usa o site e como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente. Para mais informações sobre cookies do Google Analytics, consulte a página oficial do Google Analytics.

As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso deste site, para que possamos continuar produzindo conteúdo atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como o tempo que você passa no site ou as páginas visitadas, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar o site para você. Periodicamente, testamos novos recursos e fazemos alterações subtis na maneira como o site se apresenta. Quando ainda estamos testando novos recursos, esses cookies podem ser usados para garantir que você receba uma experiência consistente enquanto estiver no site, enquanto entendemos quais otimizações os nossos usuários mais apreciam.      

 

Nossa Política de Privacidade não cobre o uso de Cookies por terceiros, e não somos responsáveis por suas políticas e práticas de privacidade.

 

Você pode optar por recusar ou desabilitar os Cookies no primeiro acesso ao website ou posteriormente através das configurações do seu navegador. Contudo, ao fazer isso, algumas áreas do nosso website podem não funcionar corretamente, o que poderá impedir que você se beneficie de alguns de nossos recursos.

 

Para desativar os cookies no seu navegador, siga as instruções abaixo dos principais navegadores. Mas lembre-se que, nesse caso, alguns recursos ou serviços do nosso Website podem ficar comprometidos e/ou limitados.

 

·       CHROME

·       FIREFOX

·       MICROSOFT EDGE

·       INTERNET EXPLORER

Ø    QUAIS SÃO AS MINHAS ESCOLHAS RELACIONADAS AO MARKETING?

Se você interagir com os nossos materiais e conteúdo, coletaremos os dados fornecidos por você, através do preenchimento dos nossos formulários, Landing Pages, e-mails etc. para atendimento do seu legítimo interesse em nos conhecer.

 

Se você decidir que não deseja mais receber tais comunicações, você pode cancelar sua subscrição para receber comunicações relacionadas a marketing a qualquer momento, seguindo as instruções fornecidas em tais comunicações.

 

Vale lembrar que, no caso de seu cancelamento de subscrição às nossas comunicações de marketing, se você estiver cadastro em nossa base relacionado aos nosso cursos, você continuará recebendo comunicações administrativas importantes, relacionadas às suas atividades na plataforma utilizadas para os nossos cursos.

 

 

Ø    DÚVIDAS SOBRE A SUA PRIVACIDADE?

Eventuais dúvidas sobre esta Política de Privacidade podem ser tratadas por meio do e-mail atendimento@soliens.com.br. Estaremos à disposição em dias úteis das 08:30 às 17:30 e responderemos com a maior brevidade possível.

 

Nós empreenderemos todos os esforços possíveis para poder atender a todas as questões que você possa ter sobre a forma com a qual processamos seus dados pessoais. Contudo, se ainda tiver preocupações não resolvidas, você tem o direito de reclamar às autoridades de proteção de dados competentes.

 

Ø    ALTERAÇÕES DESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

A presente Política poderá ser alterada a qualquer momento e, utilizar o nosso website depois de uma alteração constitui, até o limite permitido por lei, um consentimento tácito com a nova Política.

 

Por isso, recomendamos que você reveja periodicamente a nossa Política de Privacidade para se atualizar das informações mais recentes. Mas, não se preocupe, no caso de alterações significativas, você será comunicado com antecedência pelo nosso website ou e-mail cadastrado.

 

Ø    LEGISLAÇÃO E FORO

 

Esta Política será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou Países, sendo competente o foro da cidade de Belo Horizonte/MG para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.