Vale a pena investir em um sistema fotovoltaico?

o sistema fotovoltaico vale a pena?

O Sistema Fotovoltaico Vale a Pena?

THIAGO GISCHEWSKI

O sistema de geração solar fotovoltaica é um investimento com retorno de curto, médio, e longo prazo. Possui vantagens que o tornam uma aplicação segura, e extremamente rentável.

Além da valorização do imóvel em até 20%, no primeiro mês após a instalação do sistema sua conta de energia já passa a ser apenas o custo mínimo – levando em consideração um sistema para corretamente dimensionado – o que traz duas  mais importantes vantagens, a enorme economia, e a blindagem quanto a possíveis aumentos da conta e de inflação.

Como base de comparação, apresentamos abaixo os gastos de uma residência convencional e uma residência com sistema de geração solar conectado a rede (On-Grid/Grid Tie), tendo em vista um consumo médio de 580 kWh/mês:

Gastos sem o sistema fotovoltaico
No gráfico acima observa-se os gastos no decorrer dos anos sem o sistema fotovoltaico, levando em conta a inflação energética média dos ultimos 20 anos.

 

Gastos com o sistema fotovoltaico
Acima, nota-se que, com os painéis instalados, o cliente terá somente despesas com a tarifa mínima ao longo dos anos (taxa de iluminação pública e taxa de disponibilidade) sob efeito da inflação.

 

Neste exemplo o cliente por estar em Minas Gerais – o estado com a energia mais cara do país –  tem o retorno do seu investimento em apenas 4 anos. Ou seja, beneficia-se de mais de 21 anos de energia praticamente gratuita. Tudo isso utilizando o dinheiro que seria entregue de qualquer maneira a distribuidora ao longo dos anos.

Qual o Retorno sobre o Investimento?

O sistema se paga na maioria dos casos entre 4 e 8 anos, mas esse tempo pode ser menor dependendo do preço da tarifa e do tamanho do sistema instalado. Pode parecer um prazo longo, mas considerando a vida útil de mais de 25 anos, o sistema gera um ótimo retorno. A cada vez que o preço da energia proveniente da distribuidora sobe, o retorno aumenta proporcionalmente.

O retorno financeiro depende basicamente de três fatores:

1- Valor do Investimento: quanto maior o sistema menor o custo por Watt instalado e maior a economia gerada.

2- Produção de Energia Solar: o nível de irradiação do local e as condições de instalação influenciam na produção de energia (temperatura, orientação e inclinação dos módulos, sombreamento, perdas, etc.)

3- Valor da tarifa de Energia Elétrica ao longo da vida útil do sistema: quanto maior o valor pago pela energia elétrica e quanto maiores os aumentos na tarifa, menor será o tempo de retorno.

Dentre os três fatores, aquele que mais influencia os retornos no Brasil é o valor da tarifa de energia, que depende da distribuidora e do tipo de contrato de fornecimento.

Além da grande economia direta, quais os outros ganhos?

  • Proteção contra aumentos no preço de energia: Quanto mais aumentam as tarifas de energia elétrica, maior o retorno e mais rápido o sistema se paga. As perspectivas de altas no preço da energia do Brasil são concretas e muito impactantes.
  • Aumento da eficiência e alívio da rede de distribuição: Os sistemas de autoconsumo evitam perdas na transmissão e distribuição, além de serem percebidos pela rede como um ganho de eficiência, reduzindo as cargas e demanda sobre toda rede elétrica.

Existem casos onde NÃO vale a pena usar Energia Solar?

A energia solar sempre trás uma série de vantagens, porém existem casos onde pode haver inviabilidade técnica ou financeira:

  • Locais com muito sombreamento durante os horários de maior produção
  • Pouca disponibilidade de área  para instalação dos painéis
  • Residências com consumo muito baixo (abaixo de 200 kWh / mês)
  • Clientes que pagam tarifas de energia subsidiadas (baixa renda, rural, outros…)
  • Alguns clientes que utilizam energia sob regime de demanda contratada onde a potência contratada é insuficiente para cobrir uma parte considerável do consumo.

Acompanhe um vídeo que mostra o custo da energia nos últimos 20 anos e qual é a previsão para os próximos 20, e o exemplo de João o nosso cliente:

Se inscreva no nosso canal no Youtube para receber dicas exclusivas, clique aqui!